resenha sangue fresco
Livros Nacionais

Resenha: Sangue fresco

Título: Sangue fresco

Autor: João Carlos Marinho

Sinopse: Um bandido seqüestra as crianças bem nutridas das escolas particulares de São Paulo e as leva para um campo de concentração na Amazônia, onde o sangue delas é retirado e exportado. A turma do gordo também é seqüestrada, apesar de ter se cercado de guarda-costas. O sangue do gordo revela-se preciosíssimo, uma sucuri se apaixona por ele e faz de tudo para comê-lo. Depois de vários lances, o gordo lidera a fuga da turma. Mas como se orientar no coração da floresta amazônica, sem bússola e sem mapa? Como sobreviver? E além disso, com os bandidos nos calcanhares, mandando expedições para capturá-los novamente. Em conversa com mateiros experientes, acostumados a andar sozinhos na floresta amazônica, sem bússola, sem mapa e sem levar mantimentos, o autor, pacientemente, colheu os elementos de que precisava para escrever a fuga da turma do gordo por uma floresta amazônica rigorosamente exata, em todos os detalhes, inclusive nos segredinhos mais saborosos.

Publicado em 1982, Sangue Fresco conquistou também imediatamente o Brasil, ganhando o Prêmio Jabuti, o Grande Prêmio da Crítica (APCA) e, principalmente, o caloroso entusiasmo de seus leitores.

Considerado “Altamente Recomendável para Jovens” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1982, Sangue Fresco de João Carlos Marinho, relata a história de Ship O’Connors, um médico especializado em doenças do sangue, que juntamente com seu sócio, Schsnels, descobrem que o sangue de crianças entre 9 e 11 anos cura qualquer doença.

‘O Connors, cego por essa descoberta revolucionária, resolve mudar-se para o Brasil, onde começa a sequestrar crianças paulistas e mantê-las em cativeiro na Amazônia, retirando seus sangue e vendendo-os para o mundo todo por meio de sua companhia, a Fresh Blood Corporation, ficando assim, muito rico.

Eis então que Ship conhece a Turma do Gordo e resolve sequestrá-los, supondo que Gordo tivesse o sangue mais extraordinário que ele já havia visto. A partir daí, a história realmente começa o seu desenrolar, com muitos momentos engraçados e de ação.

No cativeiro a turma conhece Alcides, um garoto lindo e Hugo Ciências, um garoto muito inteligente que havia decorado a lista telefônica. Gordo e Hugo decidem ir a noite desligar a eletricidade para atravessar a floresta e fugir, mas ao voltar, descobrem que Alcides havia dedurado-os e que Berênice, namorada de Gordo, havia traído-o com o mesmo. Contudo, ainda fogem e Ship solta uma sucuri para matá-los, mas ela acaba morrendo ensaboado e de forma imensamente cômica!

A turma consegue então, chegar até uma aldeia onde um padre os ajuda no desenrolar da história.

Fashion Blogging formada pelo Centro Universitário Belas Artes, tecnóloga em Sistemas para Internet pela Fatec e Especialista em Produção de Conteúdo para Web certificada pela Rock Content

14 Comments

Deixe uma resposta