Dica: Como escrever bem? – Parte 1

Na verdade não existe nenhuma fórmula secreta, vudú, mandinga ou mágia negra/branca que faça você se transformar em um ótimo escritor da noite para o dia. Se você veio ler este post com a intenção de sair escrevendo textos e livros como a J.K. Rowling ou a Meg Cabot, me desculpe: Pode sair daqui!

como escrever bem

Acontece que ser bom escritor envolve vários passos e o quanto antes você der início ao mais simples deles, mais rápido chegará ao objetivo.

Como eu disse inicialmente, não existe nenhuma fórmula predefinida que faça dar certo, mas existem alguns passos que influênciam bastante na maneira como você escreve.

Para mim o primeiro passo é estudar tudo o possível sobre ortografia, gramática e literatura. Estudar e estudar Português.

“Mas por quê eu vou querer estudar Português?”. Por que escrever errado é feio e não querer aprender a escrever certo é horrível e ponto final.

Falar corretamente.Mas eu já escrevo certo, eu preciso falar tudo certinho como um(a) babaca?”. Sim! E se você acha que falar corretamente é coisa de babaca, devo avisá-lo(a) que não há nada a temer, pois você já é um(a) babaca por achar isso.

Se a pessoa se esforça para falar corretamente, ela ouve si mesma falando de maneira correta e o cérebro GRAVA. Se você sabe como se escreve e começa a falar errado, o cérebro também grava e com o passar do tempo você estará confundindo coisas simples…

Ler muito.Como é que ler essa pilha de livros vai me ajudar a escrever bem? Eu quero aprender escrever e não ler!!!”

Devagar meu caro gafanhoto ( ou você minha cara mafagafinha!). Os livros que você lê irão influenciar a sua escrita. Antes de sair por aí escrevendo, você deve encontrar o seu eu-leitor. “Como assim meu eu-leitor?”. O seu eu-leitor dirá quais gêneros você prefere (romance, comédia, aventura, terror…) e a partir daí você saberá qual rumo seguir, sobre o que escrever.

ler e escreverFazer resenhas.Aff… Além de ler eu ainda tenho de resenhar?”. Nada disso é obrigatório, apenas aconselhavél. Se você lê e faz uma resenha do livro, você descobre o quanto conseguiu abstrair daquela obra. Ao ler um livro já parou para se perguntar: “Consegui entender o que o autor quis passar?”, “Por quê ele escreveu isso?”, “Os personagens e acontecimentos teriam alguma relação com a vida dele?”, ou simplesmente “Eu li tudo, mas será que eu lembro de cada detalhe da história?”.

Se ainda não parou para pensar nestas perguntas, então pare.

Escrever um diário. Escrever um diário é um hábito feminino, no entanto não impede que meninos o façam, né? Escrever um diário serve para desabafar, “dizer” o que pensa de tudo e de todo mundo – “dizer” como se sente. Para isso, é necessário escrever sobre seu cotidiano, escrever da forma que melhor lhe convir, aliás o diário é seu e não é para ninguém ler. E num me venha com essa de que alguém pode ler, porquê atualmente já existe “uma penca” de diários para computadores que permitem colocar senha.

Assim, o diário pode ser considerado um método de iniciação no mundo da escrita. E ainda tem a melhor parte: se você resolver lê-lo futuramente, poderá ver que pequenos acontecimentos do seu próprio cotidianos podem ser fonte para uma magnifica história.

Escrever fanfics.Mas já?”. Sim. Você estuda Língua Portuguesa sempre que possível. Você já leu uma boa quantia de livros de gêneros e autores diferentes. Você já fez muitas resenhas e a cada uma delas, você foi notando melhoras significativas. Mesmo que você não escreva um diário, você já pode começar a escrever sua primeira fanfic!

“Oh, tia! Mas como é que eu escrevo uma fanfic? É só eu pegar um lápis e sair escrevendo por aí?”. Sim, mas se você quiser pode escrever também no notebook, tablet ou pc.

“Mas a senhora num vai dar nenhuma dica, falar como devemos fazer?”. Óh, claro. Como já disse, não existe a maneira correta, mas no próximo post eu posso contar a vocês como é que eu costumo fazer.

 

lena rico

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

7 comentários sobre “Dica: Como escrever bem? – Parte 1

    1. Que bom que você gostou do tema, Renan!
      E fico feliz que também tenha se divertido, pois a ideia foi realmente essa: falar sobre o assunto de forma descontraída.

    1. É prazer poder ajudá-lo 😀
      Acompanhe o “Garotas de Jales”, pois em breve postaremos mais dicas sobre como ser tornar um bom escritor, seja de livros ou fanfics.
      Beijinhos.

  1. Have you considered about adding some social bookmarking buttons to these blog posts. At least for facebook.

    1. First, excuse my bad english. But anyway, I guess you did not notice, but we share buttons yes. At the end of each post, has buttons for assessing post and share on Facebook, Google +, in Twiiter, Digg and WordPress.

Deixe uma resposta