Dicas: Como fazer uma resenha comentada?

Resenhas

Observamos através do Google Webmasters que algumas pessoas visitam o Garotas de Jales afim de saber como se faz uma resenha comentada, então decidi escrever este post para ajudar.

Uma resenha comentada, mostra o ponto de vista do leitor, baseando apenas em suas emoções ao ler a obra. O resenhista não irá buscar outras obras similares para fazer comparações entre temas ou autores, ele apenas dirá o que pensou e sentiu em relação ao livro em questão.

Este tipo de texto apresenta a seguinte estrutura:

  • Preparação do leitor: É uma introdução do tema e dos personagens;

Ex: Trecho do post Resenha: O milagre do blog Garotas de Jales – “Acredite se quiser, este foi o primeiro livro que eu li do autor Nicholas Sparks, como eu já suspeitava adorei o modo como ele apresenta os personagens e os lugares. Escreve de uma forma suave e fácil de seguir, aos poucos você percebe que a estória está sendo revelada de um jeito tão harmonioso que você se encanta.”

  • Apresentação do livro: Introdução da história em si;

Ex: Trecho do post Resenha: Lagoena – A terra secreta do blog Garotas de Jales – “A história se passa em um pequeno reino, no Vale das Montanhas Sem Cume, o Reino do Vinagre. Um lugar pacato, onde as grandes revoluções da época não conseguiram chegar, fazendo com que seus habitantes continuassem trabalhando de forma artesanal e  se informando através de pequenos boatos que circulavam o local.”

  • Apresentação do autor: Informações importantes ou consideráveis a respeito do autor;

Ex: Trecho do post Resenha: O mistério do relógio na parede do blog Garotas de Jales – “O livro é o primeiro da coleção de John Bellairs, um dos mais consagrado autores juvenis dos Estados Unidos. O mistério do relógio na parede é um de seus livros mais conhecidos, porém ele também fez muito sucesso com o livro O rosto no gelo.”

  • Spoiller e comentários gerais da obra em questão: Isso depende de cada resenhista, no meu caso, evito spoillers, pois acho este um hábito horrível. Se spoilar, coloque um aviso de spoiller logo no início do texto.
  • Considerações sobre a capa, fonte do texto, entre outros: Isso também vai depender do resenhista. Alguns adoram comentar sua opinião sobre a capa do livro, da fonte, diagramação e todos os detalhes que este quiser.
  • Indicação do livro: Aqui irá indicar à que público está história se destina. A que tipo de pessoa ele acha que a obra agradaria.

Ex: Trecho do post Resenha: A droga da obediência do blog Garotas de Jales – “Com uma narrativa dinâmica e personagens muito interessantes, “A Droga da Obediência” é um livro que eu indico para quem ainda não pegou o gosto pela leitura, já que é um livro divertidíssimo que não dá vontade de parar de ler, chegando ao final rapidamente.”

  • Comentários gerais e consideração final: Por fim, dirá o que achou do final da história e do livro em geral.

Ex: Trecho do post Resenha: Como viver eternamente do blog Garotas de Jales – “É o tipo de livro que você dá enormes gargalhadas e chora feito uma cabrita, como dizem por ai, onde é ensinado o sentido de viver, não é um livro depressivo, mas faz-nos fazer uma profunda meditação em como estamos encarando nosso dia-a-dia, é incrível a jornada deste menino. Vale muito a pena ler, recomendo muitão. Sua vida nunca mais será a mesma após a leitura deste livro.”

Essa estrutura não tem uma ordem certa, você pode começar da parte que mais lhe agradar, porém sempre deve ser encerrada com a consideração final. Não há uma regra que delimite a quantidade mínima de palavras, paragráfos ou páginas e muito menos uma quantidade máxima.

Espero ter sanado a dúvidas de todos.

Beijinhos, até breve.

Fonte:  texto

lena rico

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

2 comentários sobre “Dicas: Como fazer uma resenha comentada?

Deixe uma resposta