Resenha: Um Amor para Recordar


Livros Estrangeiros / terça-feira, junho 4th, 2013

download-ebook-um-amor-para-recordarTítulo: Um Amor para Recordar

Autor: Nicholas Sparks

Sinopse: “Nosso amor é como o vento, não posso vê-lo mas posso senti-lo”

Landon, filho de um família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade.

Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninhas do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua. Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não foi por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos…

Tenho que admitir já ter assistido ao filme homônimo, que foi baseado no livro. Talvez tenha sido por isso que resolvi escolhê-lo para ler, pois na época em que vi o filme eu simplesmente adorei, mas são apenas detalhes sem mera importância.

Ao lê-lo, já esperava chorar igual uma cabrita velha, como dizem. Pode ser que algumas pessoas achem isso estranho, escolher um livro mesmo sabendo que ele vai te deixar extremamente triste em algum momento, mas para mim é completamente normal e creio que para vocês também.

Por incrível que pareça esperava que o livro fosse narrado em 3º pessoa, mas me surpreendi ao virar as páginas e descobrir que é Landon Carter que nos revela essa estória maravilhosa (1ª pessoa), retrocedendo 40 anos.

No começo, juro, achei muito cansativa a leitura, isto é no primeiro capítulo onde é apresentada o cenário e passamos a conhecer um pouco mais dos personagens, mas essa impressão logo se tornou ultrapassada, pois logo me vi presa a narrativa, com uma escrita simples e fatos do cotidiano de Landon, amigos e familiares Sparks nos mostra como o amor pode ser simples e fácil, tão fácil que as vezes nem percebemos ou até aproveitamos para usá-lo para ‘zoar’ quem o propaga, quando digo amor, quero dizer em todos os sentidos não somente homem e mulher.

Jamie é exatamente o tipo de garota que sabe amar, amar sua família, seu próximo, os animais, enfim, amar a vida e os seres existentes nele; e Landon e o resto da escola, nem sempre conseguem compreendê-la. Ela é rotulada de estranha, quem sabe parte disso seja por andar de blusão marrom todos os dias e com sua Bíblia o tempo todo, o que Landon ainda não sabe é como sua vida será transformada à medida que passa a conviver com a filha do pastor.

Tenho que admitir, chorei muito, foi muito emocionante compartilhar essa estória, me vi ali ao lado de Jamie e Landon, torcendo por algo que pareceu impossível e compreendi que nem sempre conhecemos os planos de Deus em nossas vidas.

Enfim, esse livro me emocionou muito, adoro livros que fala de amor, que nos faz pensar em coisas bonitas, o último livro assim que eu li e fiquei igualmente tocada foi Como Viver Eternamente, e para quem ainda não viu o filme, o que eu acho difícil, por favor, não o veja sem antes ler este livro, prometo que será uma experiência maravilhosa.

Super recomendado =D

Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais freqüência do que as pessoas percebem…

Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre… Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço.

Esta é a minha história – e prometo contar tudo. No início você vai sorrir e, depois, chorar – não diga que não avisei. ”

Landon Carter
anavalentina

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

4 Replies to “Resenha: Um Amor para Recordar”

  1. Thank you for an additional good post. Where else could anybody get that type of info in this kind of a perfect way of writing? I’ve a presentation next week, and I’m to the look for these facts.

  2. Howdy! I understand this is sort of off-topic however I had to ask. Does building a well-established blog like yours take a large amount of work? I’m brand new to blogging however I do write in my journal everyday. I’d like to start a blog so I can easily share my own experience and thoughts online. Please let me know if you have any kind of ideas or tips for new aspiring bloggers. Thankyou!

    1. Bom primeiramente você deve dedicar um tempo para escrever em seu blog, escolher assuntos que gosta, buscar algum diferencial em relação aos outros blogs também ajuda, não é trabalhoso, é divertido e aposto que você irá adorar. Boa sorte e obrigada pelo comentário =D

Deixe uma resposta