Livros Nacionais

Resenha: O livro da Berenice

olivrodabereniceTítulo: O livro da Berenice

Autor: João Carlos Marinho

Sinopse: Berenice resolve escrever o melhor livro do mundo. E o lugar ideal para fazer isso é o jardim da casa do gordo, com a máquina de escrever sobre uma mesinha branca, à beira da piscina, entre um mergulho e outro, comendo os quitutes do célebre carrinho do Abreu. Com o Pancho xeretando, todos vão dar palpite, o Abreu inclusive, e acontecem discussões literárias que ultrapassam o limite da fúria e da ofensa pessoal. Chega o frade João que também mete a colher dele. Inicialmente: a gente dá o título antes ou depois? Uma discussão que quase vira uma batalha, o Abreu pede demissão. E um bandido grego resolve copiar o livro e lançá-lo em seu nome, copiando-o enquanto Berenice o escreve, com a ajuda de um sofisticado sistema de espionagem eletrônica. Quase tem sucesso, mas é descoberto pelo gordo e pelo frade, com a ajuda do Pancho. Um momento difícil surge no fim. Publicar o livro. Vai ser mais difícil do que escrevê-lo. Muitas peripécias, acaba publicado. O problema crucial surge agora: e a glória?

Na escola a professora Jandira explicava sobre literatura, o que chamou a atenção de Berenice. Ao chegar na mansão do Gordo, começa a escrever um livro e Silvia ilustra.

No restaurante, Jandira conta a Papoulos Scripopoulos que Berenice escrevia o melhor livro da literatura juvenil, aprovado por Hugo Ciências. Então Papoulo rouba a garota enquanto ela escrevia de uma forma um tanto quanto inusitada. Mas como ele não tinha os primeiros capítulos, manda Kutz roubá-los, porém o Gordo consegue impedir.

Papopoulo suborna a professora para que ela seduza seu aluno Godofredo, amigo de Berenice, para ajudá-lo no crime, mas Padre João ajuda Gordo e Edmundo buscar os capítulos e acabam derrotando um dos capangas de Papopoulos.

Enquanto isso, Berenice, ingenuamente aguardava Bolachão (o outro apelido de Gordo) para seu aniversário. Por fim, a turma consegue recuperar o livro e Berenice decide publicá-lo.

 

Fashion Blogging formada pelo Centro Universitário Belas Artes, tecnóloga em Sistemas para Internet pela Fatec e Especialista em Produção de Conteúdo para Web certificada pela Rock Content

8 Comments

Deixe uma resposta