Resenha: Lugar Nenhum

lugar nenhum

Título: Lugar Nenhum

Autora: Neil Gaiman

Sinopse: “Em ‘Lugar Nenhum’ Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego (só um pouco chato) e vai se casar com a mulher ideal (só um pouco assustadora). Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la.

Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra – a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos.

É nesse mundo de sombras e escuridão que vive Door, uma garota que Richard socorreu. Ela precisa descobrir por que toda a sua família foi assassinada. Richard, por sua vez, quer a própria vida de volta. E assim tem início a jornada dos dois pela Londres subterrânea.”

Admito que nas primeiras páginas eu achei o livro meio cansativo, mas logo minha opinião mudou. A narrativa do livro é em 3º pessoa, e divide-se em narrar vários personagens, cobrindo perfeitamente a história em si. No começo ele intercala a história de Richard com a de Door, até o exato momento em que as vidas de ambos se cruzam, Richard a encontra no chão ferida e logo resolve levá-la para casa para cuidar de seus machucados, a partir desse momento a vida que ele levava muda drasticamente, já que as pessoas simplesmente passa a não enxergá-lo, ele perde sua noiva, seu emprego, seu apartamento e sua única alternativa é ir atrás da garota que salvou a vida, em busca de alguma resposta e a reconstituição da sua antiga vida.

O que ele não imaginava era as aventuras que o estavam esperando, ao lado de Door, Hunter e  Marquês de Carabas. O grupo irá ajudar Door a descobrir o responsável pela morte da família dela e encontrará muitos perigos pela frente.

A narrativa é cheia de mistérios e a cada cena me vi torcendo por eles, o personagem Richard em si não é muito marcante, o que me deixou impressionada foi como Gaiman conseguiu contar a história com visões de vários personagens e ainda deixar um clima de suspense e expectativa no ar.

O livro Lugar Nenhum foi inspirado numa série de TV de seis capítulos denominada Neverwhere que foi exibida pela rede britânica BBC em 1997, o livro também foi adaptado para os gibis pela DC/Vertigo, então existe três opções diferentes para se conhecer a história.

O final do livro foi misterioso e fiquei imaginando que seria uma boa ter uma continuação, uma segunda temporada de aventuras…

Super recomendado para fãs de mistérios e aventuras. Confira abaixo uma página das ilustrações da HQ de Lugar Nenhum

Lugar_Nenhum_pg051

*O livro resenhado pode ser encontrado na Biblioteca Municipal de Jales.

Fonte: capa, gibi, omeleteHQ lugar nenhum

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta