Resenha: O jardim secreto

ojardimsecretoTítulo: O jardim secreto

Autor: Frances Hodgson Burnett

Sinopse: Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary,uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa é uma mansão nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos.

Recentemente, visitando o Submersa de Palavras, encontrei o post chamado Os livros mais lindos do mundo e entre os livros citados estava “The Secret Garden”. Lembrei então, que eu conhecia a versão portuguesa desta obra (“O Jardim Secreto”) e inclusive já havia lido alguns anos atrás, quando ainda estava no ensino fundamental.

O livro, considerado infantil, é visto como um dos mais importantes escrito por Frances Hodgson Burnett. A primeira publicação da obra foi feita em 1911 e em 1993 foi lançado uma longa metragem da obra, estrelado com Kate Maberly, Heydon Prowse, Andrew Knott e Maggie Smith.

O livro conta a história de Mary Lennox, uma garotinha mirrada, mimada e feiosa, que morava na Índia. Ela era criada por sua Aiá e todos os seus desejos eram realizados por seus criados, até que estes são atacados por uma epidemia de cólera e ela acaba ficando sozinha.

O oficial Barney vem envia a garota para Yorshire, onde ela deverá ficar aos cuidados de seu tio Archibald Craven. A mansão onde iria se hospedar é enorme, contando inclusive com cem quartos que permaneciam trancados há anos e vários jardins. Carente, Mary acaba fazendo amizade com sua nova criada, Marta, que cota-lhe várias histórias e inclusive uma sobre a falecida Sra. Craven e seu misterioso jardim secreto, trancado há dez. 

Certo dia, Mary, que estava a procura de aventuras encontra a chave que dava entrada para o misterioso jardim. A garota pede ao tio que lhe dê um pedaço de terra para fazer um jardim e seu tio permite que ela escolha o lugar que ela quiser.

Em suas andanças pela casa, Mary encontra seu primo, Colin Craven, garoto paralítico que todos os adultos acreditavam que logo viria a falecer. Juntos eles invadem o jardim da Sra. Craven e escondidos passam frequentá-lo.

Como vocês podem notar, a história faz suspense em torno do misterioso jardim secreto e conta com dois protagonistas: Mary  e Colin. O livro realmente prende a atenção e seu final é lindo! Li a muito tempo, mas lembro que me emocionei bastante lendo está história.

Sim, é uma vergonha, mas eu não tinha conhecimento sobre o filme. Fiquei sabendo hoje ao fazer uma pesquisa sobre a obra para poder escrever a resenha e estou muito ansiosa para assisti-lo. 

Assim que eu assistir ao filme farei outro post comparando os dois (o filme e o livro).

Por hoje é só. 

Beijinhos e bom domingo.

Fonte: imagem

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

2 comentários sobre “Resenha: O jardim secreto

Deixe uma resposta