Resenha: O maravilhoso livro das meninas

Título: O maravilhoso livro das meninas

Autora: Rosemary Davidson, Sarah Vine

Sinopse: Uma jornada divertida aos tempos em que as garotas não tinham pressa de crescer. Assim pode ser definido O Maravilhoso Livro das Meninas, um almanaque em espírito retrô todo recheado de típicas coisas de menina: dicas para customizar roupas, projetos de artesanato, truques de culinária básica, jogos e brincadeiras, lições de maquiagem, regras de etiqueta. A obra transporta garotas de todas as idades para a inocência da época das prendas domésticas. Para um período em que todo um legado de saberes e fazeres era transmitido de avó para mãe e de mãe para filha, no aconchego da convivência feminina.
Escrito pela jornalista galesa Sarah Vine e pela editora e tradutora irlandesa Rosemary Davidson, o livro é um sedutor convite para a garotada contemporânea pisar no freio do amadurecimento precoce e do consumismo. Nos tempos atuais em que a propaganda põe decisões de compra nas mãos das crianças e o shopping center é opção preferencial de lazer , as autoras celebram a criatividade infantil e propõem o resgate do faça você mesmo. E apresentam, para as novas gerações, prazeres simples como mexer na terra para cultivar um jardim, costurar uma bolsa, fazer perfume caseiro, receber amigas para um chá, jogar amarelinha e uma infinidade de outras formas deliciosamente úteis de preencher o tempo.
Além de estimular as habilidades, a obra também cultiva o espírito. Traz uma série de perfis de grandes mulheres da história, conta alguns dos mais inesquecíveis casos de amor de todos os tempos e sugere uma imperdível lista de livros e filmes que agradam em cheio à alma feminina. Com um detalhe. Ainda que traduzido de um texto original em inglês, o volume lançado pela Editora Globo não tem sotaque estrangeiro: adaptados para as meninas daqui, os conteúdos tratam tanto de cultura nacional, como festas juninas e carnaval, quanto de personagens brasileiríssimos, de Chiquinha Gonzaga a Leila Diniz, de Anita Garibaldi a Maria Bonita. Perfeito para filhas, netas, sobrinhas e afilhadas mas também para mães, avós, tias e madrinhas , O Maravilhoso Livro das Meninas é mais do que um livro. É uma maravilhosa ponte para aproximar diferentes gerações de mulheres.

O título e a capa fofíssima foram o que mais me atraíram de início… E ter me arriscado a leitura da obra, foi a atitude mais sábia que eu poderia ter tido.

O livro é muito encantador, possui uma linguagem bem simples e atrativa, repleto de dicas e culturas. É prato cheio naqueles dias em que você está morrendo de tédio e não sabe o que fazer.

Toda garota devia ganhar esse livro em seu aniversário de dez anos (pelos menos eu darei um exemplar a minha, isto é, quando eu tiver uma, se um dia eu tiver uma…). Tem muitas dicas úteis para o universo feminino como: dicas de maquiagem e etiqueta, festa do chá (adorei isso! Eu e Ana Valentina, devíamos fazer isto… Ah, isto foi quase um convite, farei um convite formal qualquer dia desses…rsrsr), passo-a-passo de costura, artesanato, customização de roupas e muitas outras coisas que nunca deixarão de ser in.

Recomendo o livro para todas as garotas, de todas as idades, principalmente para aquelas que são apaixonadas pelo universo lolita e girlie, assim como eu.

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta