Mal da modernidade: Miopia

Hoje eu vim para falar de algo bem sério, acho que não contei para vocês ainda, mas sou míope. O que é isso?? Para quem não sabe uma pessoa míope é aquela que não consegue ou tem dificuldades de enxergar de longe, o que é bem frequente hoje em dia.

Eu não usei óculos a vida toda, ao contrário, faz menos de um ano que precisei usá-lo e sabe como foi?? Na época eu fazia faculdade e comecei sentir dificuldades em enxergar o que estava escrito na lousa, era embaraçoso também ter que ficar copiando dos colegas porque não enxergava, então acabei indo em um oftalmologista e tive um diagnóstico: era míope, tinha 0.75 graus em cada olho e me recomendaram óculos. Não era apenas problema de visão, também sentia muitas dores nos olhos por ficar o dia inteiro na frente do computador, até porque estudava e trabalhava com ele.

Aderi ao óculos, mas apenas na hora de usar o PC, já que escolhi uma lente que reflete a luz e me ajudou muito a suportar muitas horas enfrente ao computador. Pois bem, tudo caminhava tranquilamente para mim… até agora.

Outro dia atrás eu comentei como minha rotina sofreu uma alteração brusca, o que acontece é que agora estou trabalhando o dia todo e adivinhe: com computadores. Não que tenha passado muito tempo desde que encarei esta nova rotina, mas percebi que minha visão anda ficando mais cansada mesmo usando óculos o tempo todo, também ando tendo muitas dores de cabeça e a minha visão anda mais embaçada, mas e agora??

A minha família tem muitos membros que necessitam de óculos o que me fez questionar se problemas de visão seria algo genético, e como boa cidadã resolvi aplacar minhas dúvidas no tio Google, e a minha dúvida constatou ser verdade: sim, uma pessoa pode ser míope por questões genéticas, mas não só por isso.

Se a miopia fosse apenas questão genética não haveria grandes proporções de pessoas que usam óculos não é?? Então, além do quesito hereditário também temos o ambiental, agora pense comigo, como vocês vivem suas vidas? Trabalham em local fechado? Passam horas em torno de computador, jogando ou vendo TV? Pense nisso, por que talvez esteja na hora de mudar um pouco de rotina.

Segundo pesquisas o fator ambiental é o que mais transforma nossas vidas, se ficarmos muito tempo focados em coisas perto de nós nossa visão fica preguiçosa para enxergar de longe, o que pode acarretar em miopia.

O que podemos aprender com isso?? Eu sei que é impossível viver hoje em dia sem computador, e coisas do tipo, mas precisamos ser fortes e equilibrar as coisas, começar a andar ao ar livre e observar as paisagens com mais frequência. Não podemos nos contentar com uma vida presa dentro de uma sala fechada em volta de PC, TV, livros e tals, SIM, se ficarmos lendo o dia todo, toda semana, por mais que seja viciante e prazeroso também estamos prejudicando nossa visão.

Equilíbrio é a palavra perfeita que define tudo, por isso caros leitores estou tentando avisá-los, embora meu grau de miopia seja considerado pequeno, eu sei como é horrível conviver com isso, ainda mais quando você precisa ler algo de longe, visualizar alguma pessoa ou qualquer outra coisa. Essas situações são chatas e só quem sofre com problemas de visão consegue entender: é horrível tentar ver algo através das nossas vistas embaçadas.

Também não devemos esquecer de visitar um oftalmologista periodicamente, afinal nossos olhos são a porta da alma, como dizem por aí. Prevenir ainda é o melhor remédio, nunca esqueçam disso.

Os cientistas são mesmo demais, pesquisas estão sendo conduzidas para tentar descobrir a cura para o uso de óculos em pessoas com problemas de visão com causas genéticas, imagine só que notícia maravilhosa para nós. Entretanto, ainda devemos fazer a nossa parte, afinal, a maioria dos usuários deste acessório ainda são os jovens, então se vocês, caros leitores, conhecerem alguém que exagera no uso dos olhos, por favor, dê uma dica e quem sente dificuldades para enxergar procure imediatamente um oftalmologista, afinal, nossa saúde é o que mais importa, sem ela não somos nada.

Ah, se tivermos leitores míopes estarei interessada em saber como vocês levam a vida cotidiana, qualquer coisa, escreva um comentário para nós, compartilhe informações engraçadas que ocorreu com vocês, qualquer coisa relacionada a esse mal moderno.

Beiijinhos e até breve!!

Fonte: Imagens: 1, 2, 34, Pesquisa

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta