Os quatro porquês


Dicas e Tutoriais / sexta-feira, Janeiro 31st, 2014


Várias dúvidas sempre surgem quando estamos escrevendo e uma delas é sobre a utilização adequada dos porquês. Para não cometer gafes fique de olho e aprenda como diferenciar:
Por que: Usado quando há a junção de uma preposição por com o pronome interrogativo que ou o pronome relativoque. Para facilitar, basta pensar que ele é utilizado quando queremos dar a frase o significado de “por qual razão” ou por qual motivo”.
Ex: Por que (por qual motivo) você não quer tomar sorvete? Está tão quente…
Por quê: Quando for escrito antes de um ponto, seja ponto final, interrogativo ou exclamativo, o por quê deverá ser acentuado. Ele continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Ex: Você ainda não arrumou o quarto? Por quê? (por qual razão)

Porque: É uma conjunção subordinativa casual, subordinativa final ou coordenativa explicativa, tendo como função ligar duas orações indicando causa, explicação ou finalidade. Para descomplicar, basta substituí-lo por “já que” (casual), “pois” (explicativa) ou “a fim de que” (finalidade).
Ex: É melhor não sair de casa, porque (pois) está chovendo muito.

Porquê: É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de um artigo (o, a, os, as),pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quanto(s) e etc) ou numeral (um, dois, três…). Por ser substantivo, pode ser utilizado no plural: “os porquês”.
Ex: Existe apenas um porquê para você estar aqui e não eu.

Fonte: Brasil Escola e Gramática On-line.

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

3 Replies to “Os quatro porquês”

  1. Aplausos ao seu post. Nada mais bonito que um blog escrito corretamente, né?
    É tanta coisa mal escrita que a gente vê por aí que dá até gosto de ler dicas como as de vocês.

    :*

    1. Obrigada pelo apoio Mainá!
      Também acho horrível ler textos cheios de erros e como o principal foco do blog é a leitura, achei que seria divertido compartilhar algumas dicas de escrita 😀
      Vamos torcer para os necessitados encontrarem este post (entendedores entenderão 😛 )
      Beijos!

Deixe uma resposta