Resenha: O Inverno das Rosas


Livros Nacionais / segunda-feira, Março 10th, 2014

Título: O inverno das Rosas

Autora: Laísa Couto

Sinopse: Conto de Laísa Couto, releitura sombria de uma conhecida história infantil. Da maldição ao sono, o inverno se concretiza. As rosas desabrocham. Uma princesa dorme no alto de uma torre esquecida, mas sua alma continua desperta, habitando os mundos dos sonhos, procurando aflita sua liberdade roubada.

É pela segunda vez que estamos lendo uma magnífica obra desta autora brasileira! Obtive meu exemplar através da amazon, por um valor bem amigável e caso você se interesse, também pode adquiri-lo AQUI.

O inverno das Rosas é uma releitura sombria do famoso conto infantil A Bela Adormecida… Na clássica história, doze fadas são convidadas para dar a benção à princesa, todas elas presenteando-a com as mais divinas dádivas. Porém, a décima terceira fada, por não ter sido convidada, lança como vingança uma feitiçaria, cujo resultado, seria a morte da princesa pela picada de um fuso ao chegar em sua fase adulta.

Faltando ainda o presente da décima segunda fada, esta o utiliza para amenizar o sofrimento da princesa, transformando a maldição num sono profundo de cem anos, em que só seria desperta com o beijo de um amor verdadeiro.

Já nesta releitura, embora faça-nos recordar o conto original, podemos ver nitidamente como o enredo se diferencia: após várias tentativas a rainha não consegue dar um herdeiro ao rei e se espalha no reino o boato de que este somente virá quando receber a benção de treze feiticeiras.

O rei entendendo como um aviso, apressasse a preparar o jantar. Doze das feiticeiras comparecem, ceiam, bebem, se divertem e abençoam o ventre da rainha, de onde provém uma linda criança. Porém, a décima terceira feiticeira negligenciada, amaldiçoa princesa por seus pais não aguardarem sua benção – no dia de seu aniversário de quinze anos, a princesa espetará seu dedo em uma roca e junto com ela, seu reino cairá em um sono profundo.

Para evitar o temeroso acontecimento, o rei manda cortar todas as rocas do reino, mas ao completar a idade amaldiçoada, a curiosidade da princesa a condenou. Ao subir na torre mais alta do castelo encontra uma velha costureira, curiosa com a roca, pede para lhe deixar fiar. Rosa espeta seu dedo, caindo em um sono profundo.

Porém como era de se esperar da nossa querida Laísa, em O Inverno das Rosas, a princesa não espera ser salva.  Absorta em seu sono, descobre que os sonhos são portais para outros mundos e em uma de suas viagens-astrais o Mistério se apresenta a ela. Rosa tem uma chance para salvar seu reino, precisa mergulhar no submundo a procura de três itens e vencer os três desafios antes que seja tarde.

Se ela conseguirá ou não salvar o seu reino, isso só poderás saber acompanhando-a nesta incrível aventura.

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta