Resenha: Ouro, Fogo & Megabytes

Título: Ouro, Fogo & Megabytes – O Legado Folclórico – volume 1
Autor: Felipe Castilho
Editora: Gutenberg
Nota: 4/5

Sinopse: Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson — ou Shadow Hunter, nome de seu avatar — tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.

Ao embarcar para São Paulo, Anderson mergulhará de cabeça em uma aventura muito mais fantástica que as vividas em seu computador. Os encontros com hackers ambientalistas, ativistas com estranhos modos de agir e muitas criaturas folclóricas oferecerão a Anderson Coelho respostas não só sobre sua missão, mas também sobre sua própria vida, enquanto um novo mundo se descortina diante de seus olhos.

Faz muito tempo que comecei ler este livro, mas sempre colocava outro na frente e acabava deixando ele de lado. Como não estava lendo interruptamente demorei a me envolver completamente na estória, mas vamos lá.

Foram duas coisas que me fizeram ‘prestar atenção’ nesse livro. Primeiro, o autor mistura o cotidiano com mitologia, e como sou fã de Percy Jackson (que trabalha com a mesma temática), resolvi que precisava lê-lo. Segundo, achei uma ideia inovadora usar nosso querido e velho folclore para formar uma aventura maravilhosa, aliás, livros nacionais que exploram nossos ‘tesouros’ é maravilhoso não?

Ouro, Fogo & Megabytes, primeiro volume da série O Legado Folclórico, apresenta uma leitura facílima, com doses certeiras de humor, mistérios e aventuras. Além disso, notei que Castilho conseguiu elevar muito o nível do livro, a partir da metade da estória (Depois que Anderson descobre que as lendas são vivas 😉 ). Outro ponto forte são as ilustrações — que aparece em cima de cada capítulo — e nos faz lembrar da literatura em cordel. Sem falar que a capa do livro é um colírio para os olhos.

Tenho que dizer que o livro foi muito bem trabalhado e além das características acima, Castilho ainda nos presenteia com um adorável glossário dos termos nerds, para ajudar os simples mortais a compreender um pouco mais do universo dos games (Já deu para perceber que eu sou meio leiga no assunto né? 😉 )

O personagem principal é apenas um garoto comum de doze anos ou melhor dizendo é um típico gueek, que adora passar as horas na frente do PC jogando um jogo online chamado Battle of Asgorath, e seu avatar Shadow Hunter é classificado como 2º melhor no ranking mundial (Quanta honra não?)

E por causa de seu envolvimento com o jogo, Anderson foi selecionado para prestar um serviço para a misteriosa Organização, localizada na grande São Paulo. Muita coisa estranha acontece desde então, e o garoto terá que usar suas habilidades virtuais na vida real para sobreviver, ao mesmo tempo que colhe informações para desvendar o  emaranhado de segredos  que paira sobre a Organização.

É um livro muito bom e super leve, recomendo para todos, inclusive para adultos. Já comprei o segundo volume da série e já estou ansiosa para lê-lo.

Ainda tem alguma dúvida? Veja o book trailer abaixo, que por sinal foi muito bem feito 🙂

Gostou? Demonstre gratidão:

10 comentários sobre “Resenha: Ouro, Fogo & Megabytes

  1. O livro parece ser uma graça, todo esse lance de mitologia, ecoativismo, RPG… Mais uma vez nossos autores brasileiros estão honrando a nossa bandeira e cultura! Vou adicioná-lo a wish-list! xD
    E que bom que o livro uma hora prendeu a sua atenção e agora você está louca pelo segundo volume! Assim que é bom rsrs
    Beijos!

    http://www.bibliophiliarium.com

    1. Adiciona sim Tici, o livro é mesmo uma graça aposto que você também vai gostar 🙂
      Ah! O segundo volume vou tentar ler sem interferências 🙂

      beiijinhos

  2. Tenho um exemplar de Ouro, Fogo e Megabytes autografado pelo autor! Leitura mais que recomendada! Castilho teve uma boa sacada de mesclar o nosso folclore com o ecoativismo, além da tecnologia virtual! É nosso Monteiro Lobato contemporâneo.

    1. Que sonho hein, ter o livro autografado . Estava pensado na possibilidade de comprar o terceiro volume com ele para vir autografado 🙂 Verdade né, eu sinceramente não esperava que o livro seria tão bom, tão bem escrito 😀

    1. Sim, o livro é demais!! Esse book trailer ficou muiiito bom né? Foi o melhor book trailer que vi até agora 🙂

  3. Agora bem cá, como não se apaixonar por esse livro depois de uma resenhas dessas? kkkkk’
    Sério, eu já tinha visto 2 resenhas muito legais, uma inclusive do Cabine Literária, mas nenhuma como está, eu simplesmente amei, eu gosto muito do universo dos games e mmorpg então me identifiquei muito e achei mais legal ainda quando você intensificou que existe uma mistura bem intensa do nosso querido folclore com os fatos do livro e assim como você eu amo Percy Jackson, então só tenho 2 coisas a fazer, comprar e ler! 😀
    Um beijo e um queijo!

    http://leituraadentro.blogspot.com.br/

      1. Aiin, obrigada Hen (posso te chamar assim né?), que bom que você gostou da resenha! Já que você curte games aposto que sua experiência com o livro será diferente, você também vai amar 🙂
        Uurrulll, temos mais um semideus por aqui >.<

        beiijinhos,

Deixe uma resposta