Resenha: Pluvia – Entre segredos & esperança

Título: Pluvia — Entre segredos & esperança
Autora: Erica Azevedo
Editora: Novo Século/ Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Nota: 4/5

Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, porém nunca teve a chance de se aventurar por elas. Mas, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas de transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. O que essas pessoas realmente escondem? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa?

Nesse mês de Junho Pluvia completa 01 aninho de lançamento, oficialmente no dia 29, e imagine como me senti honrada quando a Erica me convidou a embarcar nessa viagem incrível e participar das comemorações, resenhando a obra, amei 😀

Então vamos lá \o/

A capa do livro é bem simples, mas é muito bonita e muito mais linda pessoalmente 😀  Erica me enviou o livro autografado e fiquei deslumbrada com o autógrafo que ela me deixou, pena que estou sem câmera pra mostrar a vocês.

[…] Sua cabeça parecia uma cidade quando anoitece, onde cada luz vai surgindo conforme a noite cobre o céu e, a cada pergunta, cada informação nova era como uma dessas luzes. Página 35

Apesar de seu amor por livros e histórias fantásticas, que iniciou logo na infância, Ana é como qualquer outra adolescente normal. Quando entra de férias, ela recebe um convite super legal da sua amiga Sofia: ir para a praia com a família dela, mas sua mãe não permite. Ao invés disso, Ana acaba viajando com seus pais para um pequeno vilarejo, que por sinal tem apenas duas construções, no interior de Santa Catarina.

Após se instalar, com os pais, num chalé no pequeno vilarejo de Baamen, Ana vê — ao observar a chuva bater na sua janela — três figuras humanas se formarem a partir das gotas que caem; sua curiosidade fala mais alto e Ana sai de casa as escondidas para tentar descobrir aonde aquelas pessoinhas estão indo.

É assim que Ana colide com os pluvianos; Alfio, Calix e Vevila atravessaram o portal de Pluvia para buscarem ajuda entre os humanos, mas Ana é a única pessoa que poderá ajudá-los. Mesmo não conhecendo os motivos daqueles estranhos de outro Mundo precisarem tanto de sua ajuda, ela acaba aceitando ajudá-los. Na verdade sua aceitação foi um pouco forçada e qualquer um de nós no seu lugar também teria aceitado.

[…]A certeza de que havia feito a escolha certa fez com que o nó em seu estômago se dissolvesse e ela se permitiu aprofundar ainda mais naquele mundo tão diferente. Página 63

Ana deixa seus pais desmemoriados (longa história rs) para trás e parte rumo à um novo Mundo: Pluvia. Chegando lá ela logo faz amizades com vários pluvianos — aqui preciso dizer que a Erica criou muito bem os seus personagens, DERMILIN *-* quero um pra mim 😛 — mas não consegue descobrir o motivo de estar ali.

O tempo passa, coisas começam a acontecer e como se fosse um enorme quebra-cabeça Ana vai ligando as pecinhas e descobrindo os mistérios envolvendo os pluvianos e o motivo de sua missão no mundo deles.

As aventuras que ela irá compartilhar com os seus novos amigos é no mínimo surpreendente; sua vida fica em risco tantas vezes que eu até perdi as contas. Como plano de fundo das aventuras de Ana, Erica adicionou um romance super fofo entre Ana e Aléxi; Calix e Vevila é outro casal que deve assumir os seus sentimentos e ficarem juntos de vez, quem sabe no próximo livro né?, eles são lindos *-*

— Você é capaz de desarmar um inimigo com sua espada antes mesmo de ele pensar em te atacar. Consegue acertar um alvo com sua flecha, não importa a distância que esteja. Fora a habilidade com lycons, que eu nem preciso dizer, é de dar medo. E, no entanto, você vem dizer que tem medo de mim? Não, Aléxi. Essa não vai colar. Página 155

A escrita da Erica é perfeita;  fiquei apaixonada pela forma como ela escreve ao ler Olhar de Viajante, e com Pluvia não foi diferente: o texto é tão fluído e facílimo de ler que devorei o livro rapidinho.

A enredo do livro é mega original; adoro chuva e passei a amar ainda mais depois do livro, e sempre que chover vou lembrar do mundo criado por Erica, apesar de Jales não ter tanta chuva assim 😛 ; mas senti um pouco de dificuldade em imaginar o ambiente do livro, mais precisamente o vilarejo de Penafort, e  pra entender os motivos por trás da necessidade de ter Ana em Pluvia (quem não leu não vai entender, mas se você leu comente 🙂 ); por isso já  estou planejando relê-lo assim que minha lista de leitura der uma diminuída (ainda tenho vários nacionais para ler 😛 ).

Ah! Outra coisa, adoro mapas, os livros ficam muito mais charmosos com eles 🙂 Por isso, adoraria se Pluvia tivesse um mapinha, para facilitar a compreensão dos mundos hehe.

Pluvia é o primeiro livro da série Os Mundos, a continuação se chamará Ventus e já estou ansiosa para ler, pois o final do livro me deixou catatônica haha.

O ar começou a lhe faltar nos pulmões, respirar já não parecia suficiente, mas, em meio a tudo isso, ela não se importava. Talvez desistir fosse o melhor, porque talvez assim todos ficassem em paz. […] Página 220

Se você gostou da temática de Pluvia compre logo seu exemplar e confira essa grande aventura; aproveite para prestigiar nossa autora nacional 🙂

Erica também escreveu alguns contos sobre o universo de Pluvia; a leitura não atrapalha se você ainda não leu Pluvia, confira no Wattpad.

Ah, esqueci de dizer que tentei desenhar um Dermilin, meu novo bichinho favorito ♥, num editor de imagens, mas pela minha inabilidade em desenho, não consegui 🙁

Bom é isso aí, espero que vocês tenham gostado 🙂 . Beijos e até mais

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

2 comentários sobre “Resenha: Pluvia – Entre segredos & esperança

  1. Noossa a resenha ficou top
    Parabeens para Pluvia, completando um ano xD
    Já gostei demais vendo a resenha, com certeza vou colocar na minha lista, achei mto legal 😀

Deixe uma resposta