Viral: Selfie sem Maquiagem

Ao longo dos anos a indústria da beleza criou um padrão (sobremodo inatingível) a ser seguido por mulheres e até mesmo pelos homens, manipulando de maneira subliminar e fazendo com que muitos recorram de métodos inadequados para se encaixar.

Legenda: Apesar das brincadeiras vários moços colaboraram com a campanha com muito bom humor e caridade, postando fotos divertidas ou realizando doações para instituições

Apesar do padrão existir e ser muitas vezes almejado, todos sabemos que dificilmente conseguiremos entrar em uma calça 36 com a alimentação necessária para uma vida saudável (a menos que a sua genética ajude). E com a onda das mulheres frutas e a fama das Panicats, há mulheres que abriram mão daquele vestido que “não entra” e agora querem ganhar massa, afim de exibirem um corpo mais torneado e voluptuoso. E apesar do sexismo, os homens também não ficam de fora. Querem exibir um corpo malhado e musculoso, seguindo o modelo de perfeição exibido pela mídia. Tanto em um caso como em outro, devemos seguir de acordo com nosso limite, aceitando o reflexo que vemos no espelho todas as manhãs e procurando uma qualidade ao invés de um defeito.

O Desafio Sem Maquiagem é uma iniciativa muito legal, que promove exatamente isso, faz com que nos aceitemos apesar de não sermos considerados perfeitos, porque podemos ser belas(os) e mesmo assim nunca seremos perfeitos, pois a perfeição significa que temos de agradar a todos e nem Deus é capaz disso (senão, não haveriam os ateus, né?! rsrrsrs).

Dando um basta nos padrões impossíveis, o desafio teve origem em 2013 no Reino Unido, quando a empresa Escentual lançou o desafio intitulado “Dare to Bare”, com a intenção de alertar as mulheres sobre o exame do câncer de mama e ajudando a causa com doações. Em espírito semelhante, surgiu nesses últimos dias a corrente conhecida como “Desafio de Cara Limpa” ou “Desafio sem Maquiagem (Make)”, que viralarizou nas redes sociais brasileiras.

O Desafio Sem Maquiagem consiste em mulheres postarem fotos sem maquiagem em suas redes marcando suas amigas e desafiando-as a postarem fotos sem maquiagem também. Aquela que não realizar a postagem da foto dentro de 24 hs deve efetuar uma doação a alguma instituição de caridade.

Nessa onda, os trolladores não perderam tempo e começaram a surgir rapazes desafiando seus companheiros… Mas apesar das brincadeiras vários moços colaboraram com a campanha com muito bom humor e caridade, postando fotos divertidas ou realizando doações para instituições, como o rapaz da foto acima, colunista do Foco News, que além de divulgar a campanha brincando com o trocadilho da hashtag “sem filtro”, postando uma foto com e outra sem um filtro de café na mão, realizou uma doação para o Dia das Crianças do Hospital do Câncer de sua cidade:

Legenda: Alisson Barbieri doando brinquedos para as crianças do Hospital do Câncer, na loja Augusta Jales, onde o dono Elder Mansueli, a esquerda, está recebendo as doações a serem enviadas para o hospital.

Apesar de algumas pessoas ignorarem a corrente (campanha) por achar boba, como a princípio cheguei pensar antes de me informar adequadamente do que se tratava, a corrente é apenas uma iniciativa e depende de você fazer com que ela seja mais uma corrente boba “sujando sua timeline” ou uma atitude digna que faz a diferença.

PS: Depois que eu me informei, também participei do desafio, apesar de ter postado minha foto sem maquiagem no meu perfil pessoal (já que Lena Rico é meu pseudônimo e a publicação da foto me retiraria do anonimato).

Fonte Texto: TecMundo, Area Geek

Imagens: Autorizadas por Alisson Barbieri

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta