Resumo: Berenice Detetive


Livros Nacionais / segunda-feira, outubro 20th, 2014

Sinopse: O autor realiza aqui um antigo sonho seu – colocar a energia, a vida e a alegria da turma dentro da estrutura rígida de uma história policial clássica que exige rigoroso realismo e perfeito desdobramento lógico dos fatos, dando condições ao leitor de penetrar no mistério e na grande surpresa final. O tema é o assassinato de uma escritora que vai fazer uma palestra em classe e come uma maçã envenenada entregue por um dos alunos. Mas muitos alunos deram maçãs. Há que investigar a vida particular da escritora e a vida de cada aluno para saber quem tinha interesse no crime. A vida íntima da escritora se desvenda, personagens curiosos vão aparecendo, um guru que fundou uma seita fazendo uma salada de budismo e coisas da cabeça dele, numa réplica do sempre atual Tartufo, e por aí afora.

Título: Berenice Detetive Autor: João Carlos Marinho Editora: Global Páginas: 158 Ano: 2007

Nota: 5/5

Uma autora chamada Rosinha vai visitar a escola do Gordo, e a maioria dos alunos resolvem presenteá-la com uma maça, como costumam presentear suas professoras. Ao comer uma das várias maçãs presentes em sua mesa, Rosinha cai no chão completamente morta.

Berenice faz uma lista de todos os alunos que haviam dado maça e Gordo, Gisele e Griegório ficam na lista dos mais suspeitos. A turma toda decide investigar as possibilidades e encontrar o verdadeiro assassino… Mas o que será que um grupo de preé-adolescentes podem fazer contra um criminoso?

Apesar de ter lido a história durante a infância, me recordo da leitura como uma das melhores daquela época. Atualmente acho a leitura divertida, mas um pouco bobinha. Indicaria o livro para crianças e adolescentes de no máximo quatorze anos.

13 Replies to “Resumo: Berenice Detetive”

Deixe uma resposta