Por pessoas mais humanas

Que mundo é esse onde sorrir se tornou uma obrigação?

As pessoas cobram dos outros coisas que não conseguem fazer. Somos pessoas e não robôs e o que nos diferencia do segundo grupo são as nossas emoções, nossas reações não programadas. Se alguém me maltratar eu não vou sorrir, talvez eu fique com cara de triste, de perplexa, talvez eu chore,  talvez eu grite, talvez eu revide, sou humana e se você está lendo isso também é; e assim como eu você não irá sorrir após ser maltratado, injustiçado ou estar em um dia ou situação difícil. Então pare de cobrar dos outros o que você não consegue fazer!

Conheço algumas pessoas que sorriem em situações embaraçosas, que sorriem e bajulam a mesma pessoa a quem elas irão criticar na primeira oportunidade (assim que a outra virar as costas) e apesar de ser comum, não é natural, não é aceitável para mim e muito menos o tipo de situação a qual eu abaixarei a cabeça e farei parte sorrindo. Se eu não gostar de algo ou de alguém, não irei sorrir, então aceitem isso. Sorrir para algo que você não curte ou não gosta não é natural. Sorrir quando você não está com vontade, não é natural, é artificial. Gosto de pessoas naturais, que ficam tristes, que ficam nervosas e que também ficam felizes.

As pessoas precisam parar de confundir sorriso com educação. Procure no dicionário, são palavras totalmente distintas. Uma pessoa pode sim estar triste, chateada com algo e ainda assim ser educada. Ser educado quer dizer que a pessoa precisa respeitar, sorrir é opcional.

Quando o sorriso deixar de ser obrigatório, veremos mais pessoas sorrindo e mais sorrisos verdadeiros. Então, lide com isso.

 

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta