Porque postar no Wattpad

Com o aumento do público vem crescendo também o número de redes sociais para amantes de livros e fanfics e com tanta opção bate aquela dúvida: “Aonde vou publicar a minha história?”.

Wattpad-Logo

As redes sociais para auto-publicação de livro mais conhecidas entre os brasileiros são sem dúvida o Fanfic Brasil, o Nyah!Fanfiction e o Wattpad (sendo que o último é gringo).

Dos três sites citados acima o que se sobressai é o Wattpad, pois em relação aos outros ele tem um design mais limpo e um menu mais organizado e orientado, sendo assim mais fácil de usar. Além disto, ele conta com uma biblioteca onde o usuário pode arquivar suas leituras atuais e futuras; e a possibilidade de adicionar e convidar amigos (coisa que os outros dois não oferecem). E embora a principio isto pareça irrelevante para quem só quer publicar uma história, o autor deve levar em consideração qual será o melhor site para seus leitores lerem sua obra, pois o objetivo dele é conquistá-los e agradá-los.

wattpadlibrary

Outra coisa muito bacana do Wattpad é que leitores de outras nacionalidades também podem encontrar e ler sua obra! As chances de alcançar um grande público será bem maior se a história for publicada em inglês, mas saiba que a língua portuguesa é a terceira mais falada no mundo ocidental… Portanto, sem neuras!

Fora isto, sabe-se que a criação dessas redes sociais modificaram um pouco o mercado e muitas editoras estão buscando novos talentos no Wattpad. Algumas das histórias publicadas nesta rede já viraram livros físicos, como: After da Anna Todd, The kissing booth da Beth Reekles, Lost boys da Lilian Carmine, O amor não tem leis da Camila Moreira e Por você de Laurelin Paige. 

wattpad

Em geral, a única coisa que faz falta no Wattpad é a possibilidade de acessar suas histórias excluídas (opção encontrada no Nyah!Fanfiction). Talvez pareça idiota mas inativar as histórias ao invés de excluir é uma ótima opção, pois muitas vezes o autor escreve suas histórias diretamente na rede e acaba excluindo por um motivo ou outro. E bem, quem escreve sabe que nada escrito é um total desperdício… Sempre tem um trecho aqui e outro ali que dá para encaixar perfeitamente em outro lugar e é aí que a opção inativar ajuda um bocado. Portanto se esta opção não for crucial para você recomendo postar suas histórias no Wattpad.

E se já estiver decidido a postar nesta rede, dê uma olhada neste Guia e confira essas dicas do Wiki How 😉

Fonte: Mundo Educação, O Globo

Gostou? Demonstre gratidão:

Deixe uma resposta