filme coco antes de chanel

Filme: Coco antes de Chanel

cocoantesdechanelTítulo: Coco avant Chanel

Direção: Anne Fontaine

Gênero: Biografia

Ano: 2009

Sinopse: Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.

O filme mostra de forma atropelada como Gabrielle Chanel foi de uma pobre orfã à uma das pessoas mais influentes do século 20, tendo seu sobrenome transformado em sinônimos de elegância e sofisticação. Direto e sem embelezes, o enredo mostra Chanel e sua irmã Adrienne sendo abandonadas pelo próprio pai ainda na infância, na juventude tornando-se cantoras de cabaré e enfim tendo acesso a alta sociedade parisiense, através da qual Gabrielle tem a oportunidade de abrir seu ateliê de costura.

Apesar de interessante, o filme não consegue mostrar a profundidade da personalidade sofisticada e visionária que foi Chanel… Sua vida é retratada ligeiramente a partir dos homens com quem se envolve e das pessoas por meio das quais obtém certas vantagens, como se tivesse criado o ateliê apenas para escapar de vez da pobreza, fugir de um dilema romântico e conquistar sua independência. A personagem demonstrada no filme não tem paixão pelo que faz.

Ao contrário do que eu esperava, não me senti tão inspirada após assistí-lo… Ainda assim, pretendo buscar outras fontes para descobrir mais sobre essa célebre mulher eternizada por sua autenticidade e relevância no mundo da moda.

Onde assistir? Netflix.

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Um comentário sobre “Filme: Coco antes de Chanel

Deixe uma resposta