5 dicas para proteger seu smartphone de apps maliciosos


Tecnologia / domingo, outubro 9th, 2016

Recentemente uma colega foi vitima de um aplicativo maldoso e foi então que percebi que alguns indícios que parecessem bem óbvios para mim passam despercebidos por usuários mais leigos. Por isso tive a ideia de fazer esta postagem com 5 dicas bem simples para identificar quais os aplicativos devem ser evitados:

1 – Veja as avaliações de outros usuários

Print avaliação de app na Play Store

Verifique qual a nota do aplicativo na Play Store e leia os comentários, a partir das experiências dos outros usuários dá para ter uma boa noção se o app vale mesmo a pena.

2 – Não dê permissões demais

Logo após clicar no botão de instalar irá aparecer um pop-up com uma espécie de “termos de uso” informando quais os dados do seu smartphone o aplicativo terá acesso para funcionar, seguido é claro de um botão “Aceitar” para concluir a instalação.

Print de aplicativo suspeito
Editei o print e removi o nome do app para manter a discrição.

É exatamente nesta parte em que se deve ficar de olho e pensar logicamente. Porque um aplicativo de inserir Emojis nos comentários precisa de acesso as todas as minhas fotos, mídias, arquivos, câmera, microfone e localização? A probabilidade de que este seja um aplicativo maldoso é muito alta, então evite instalar.

3 – Poucas opções de login? Desconfie!

aplicativo pedindo login e senha do instagram

como tirar fotos boas com celular
Reprodução Picjumbo

Cuidado quando o aplicativo só dá a opção de cadastrar e logar através do seu e-mail e senha do Facebook, Twitter e Instagram. Aplicativos seguros não pedem para digitar a senha de redes sociais!

4 – Ative a verificação de apps

Arquivo pessoal

Vá até Configurações do seu smartphone, clique em Segurança e marque “Verificar aplicativos”. Depois procure na sua lista de apps Config Google, abra e vá até Segurança e marque a opção “Verificar ameaças à seguranç..”.

5 –  Melhore a detecção de aplicativos nocivos

Arquivo Pessoal

Ainda neste aplicativo Config Google, em Segurança, marque “Melhorar det. de app nocivos”.

Se você tiver mais alguma dica que costuma utilizar para não cair nesse tipo de cilada, deixe nos comentários a sua contribuição 😉

Beijos.

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar: