Roupas tingidas com flores e outras plantas

Os corantes naturais foram muito utilizados na antiguidade pelos alquimista para o tingimento de tecidos, mas entraram em desuso quando estes passaram a ser produzidos industrialmente… Com os acontecimentos recentes que atingiram todo o mundo – catástrofes naturais, crise econômica e aumento da população – os corantes derivados das plantas voltaram a ser uma ótima alternativa já que os corantes sintéticos causam grandes impactos no meio ambiente.

14520470_1313030808719104_5928932496821731904_n

Transmutar plantas comuns em corantes naturais além de eco-friendly (amigavelmente ecológico) é fácil, requer apenas o conhecimento das plantas tintoriais e prática: para se aventurar na tinturaria basta encher um caldeirão com água, adicionar flores ou outra planta de sua preferência, o tecido que deseja tingir e levar ao fogo para ver a magia acontecer.

A técnica de tingimentos com flores (entre outras plantas) é feita artesanalmente, produzindo estampas genuinamente naturais, únicas e de cor literalmente viva que agregam mais valor as peças além de promovem a reciclagem uma vez que as flores e plantas secas (que seriam jogadas no lixo) também podem ser utilizadas com eficácia no procedimento.

O resultado deste método de tingimento é uma obra de arte fashion, magnificente, pintada com a própria natureza e para quem assim como tiver interesse em aderir a prática confira esta cartilha de corantes: Tingimento Vegatal.

Referências: The Huffgiton PostCalyx;

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

2 comentários sobre “Roupas tingidas com flores e outras plantas

    1. Olá Delliriun, tudo bem?
      Se a fixação do corante não for feita de maneira adequada, sim. E isto vale tanto para os corantes sintéticos quanto os naturais.

Deixe uma resposta