Conheça 5 Projetos de Moda Solidária

Embora muitas pessoas julguem a moda como mera futilidade, mal sabem que a simples escolha de uma roupa engloba fatores psicológicos, socioeconômicos e culturais… O vestuário tem um papel que vai muito além de proteger o corpo humano, através da moda ele influencia na personalidade, diferenciação, segregação e auto estima  das pessoas.

Eu até poderia redigir um artigo inteiro sobre a importância e o impacto da moda em nossas vidas… Mas dessa vez, vou apenas listar alguns projetos de moda solidária e assim você concluí por sí só:

The Street Store

moda solidaria
Reprodução

O projeto The Street Store consiste basicamente em doações de roupas, porém com mais requinte e dignidade que o habitual: quem recebe as doações pode escolher as roupas e os calçados que quiser, como se estivesse em uma loja ao ar livre! A ação solidária foi desenvolvida em 2014 na África do Sul pela agência de propaganda M&C Saatchi em parceria com a Haven Night Shelter Welfare Organisation e atualmente recebe o apoio de várias empresas e é provido em diversas partes do mundo. No Brasil a ação é promovida pela agência F&Q Brasil e já ocorreu em São Paulo, Belém, Florianópolis, Itajaí e Teresina.

Lojinha 0800 de Rua

moda solidaria
Reprodução

Após assistir um vídeo sobre o projeto The Street Store, um grupo de amigas decidiram criar um projeto semelhante em Campo Grande, a  Lojinha 0800 de Rua, que funciona mensalmente desde 2015. O projeto faz campanhas online através do Facebook para arrecadar as doações a serem disponibilizadas aos necessitados.

Orientavida

moda solidaria
Reprodução

Fundada em 1999, a ong Orientavida visa ajudar e capacitar mulheres de baixa renda que buscam uma forma de ingressar no mercado de trabalho e sustentar sua família. Através da ong as participantes aprendem artesanato, bordado e costura, e fazem produtos que são vendidos a empresas parceiras da Ong.

The Street Barber

moda solidaria
Reprodução

Criado por Nasir Sobhani, o projeto The Streets Barber, consiste em vários profissionais da área de beleza (cabeleireiros e barbeiros) que percorrem a cidade de Sydney na Austrália em seus dias de folga para cortar o cabelo, fazer a barba e levantar a auto-estima de moradores de rua, tudo gratuitamente. Acompanhe mais sobre o projeto pelo instagram #cleancutcleanstart

L’Afrikana

moda solidária
Reprodução

A L’Afrikana é um grupo, um projeto social de moda,  que vende roupas e itens de decoração de tecidos africanos e produzidos por refugiados africanos no Quênia. A marca é uma parceria entre uma brasileira e três congoleses, que criaram um Centro Comunitário no Quênia, uma escola de costura gratuita para refugiados de guerra do Congo, Burundi e Ruanda, sustentado pela marca social.

Referências: The Street Store; Movimento Conviva; Haven; Globo; Orientavida; The Street Barber; L’Afrikana;

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Um comentário sobre “Conheça 5 Projetos de Moda Solidária

Deixe uma resposta