15 motivos para não ignorar a moda

15 motivos pelos quais você não deve ignorar a moda

A moda é algo tão presente na vida moderna que muitos a vêem com superficialidade e até mesmo com certa desvalorização, ignorando o fato de que um estudo profundo sobre a moda contribui para autocompreensão. Como citado no artigo 5 Projetos de Moda Solidária, a simples escolha de uma roupa engloba fatores psicológicos, socioeconômicos e culturais, então para aqueles que ainda consideram o assunto sem substância e seriedade vou expor 15 motivos pelos quais não se deve ignorar a moda:

1 . A moda nasceu juntamente com uma nova classe social, a burguesia, através do seu desejo de expressar situação social, prestígio e poder.

2 . À medida que a sociedade se transforma, os indivíduos se transformam, demonstrando sua nova identidade através da moda.

motivo para não ignorar a moda

3 . A moda afeta a atitude da maioria das pessoas em relação a si mesmas e aos outros. Muitas delas negariam isso, mas essa negativa é normalmente desmentida por seus próprios hábitos de consumo

4 . Editoriais de moda vendem muito mais que roupas, vendem estilo de vida ( e até mesmo a ilusão de pertencimento).

motivo para não ignorar a moda

5 . A moda está ligada a assuntos como indumentária, decoração, relacionamentos, viagens, carreira, beleza e tecnologia. Oferecendo desta forma significações de um modelo ideal que deve ser seguido, passando a tratar menos de roupas e mais de conceitos e idéias, invadindo a vida do sujeito (estando este consciente ou não disto).

6 . Segundo Lipovétsky, em épocas anteriores na história da humanidade o sujeito tinha sua identidade pré estabelecida por seu local de nascimento e classe a que pertencia. Hoje a liberdade de escolha do próprio vestuário reflete uma multiplicidade dentro do próprio sujeito.

motivo para não ignorar a moda

7 . As imagens de moda acompanham o pensamento e os modelos identificatórios da época.

 8 . O termo “mudança” não é o suficiente para descrever moda, pois tudo muda, mas nem tudo que muda necessariamente vira moda.

9 . A moda não precisa de fato introduzir um objeto novo, ela pode dizer respeito igualmente ao que não se está usando, como quando se tornou moda não usar chapéu.

motivo para não ignorar a moda

10 . Moda pode ser definida como todo o espectro de estilos de roupa atraentes em qualquer tempo, incluindo “a alta costura, todas as formas de antimoda e não moda, e as roupas e acessórios daqueles que afirmam não ter nenhum interesse por moda”.

11 . A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico.

motivo para não ignorar a moda

12 . O real desafio para os consumidores, não consiste em ter roupas “na moda” mas em decidir que estilo querem seguir.

13 . As roupas são nosso vocabulário visual

motivo para não ignorar a moda

14 . As roupas exibidas nas semanas de moda são inspirações do que está sendo usado nas ruas das metrópoles

15 . A moda muda, através das roupas, a nossa visão do mundo e a visão que o mundo tem de nós.

motivo para não ignorar a moda

Referencias: livro Moda: Uma Filosofia –  Lars Svendsen

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

11 comentários sobre “15 motivos pelos quais você não deve ignorar a moda

  1. O que eu penso da moda? Acho super legal, incrível, se eu tivesse muito dinheiro, meus looks, seriam perfeitos. Mas, não é todo mundo que pode, hsuahsa. Dá até pra fazer uns looks com roupas usadas, mas quem não prefere umas ropithas novas? Mas, acho que algumas pessoas exageram nesse quesito, não acho que tudo deve ser seguido, à risca. Eu não curto muito, seguir.

  2. Oie tudo bem?
    Confesso que sou louca por moda e não abro mão de acompanhar novas tendencias e seguir dicas de blogueiras, rsrs.
    Amei os motivos que citou para dizer que não devemos ignorar a moda, e acho que mais importante dq estar na moda, é encontrar seu propio estilo e estar sempre inovando e buscando a cada dia uma nova forma de se sentir bem consigo msm.
    Bjs 🙂

  3. amoo moda fala sobre moda amo tudo , a gente pode ate não gosta mais vai tar usando uma peça que ta na moda sem percebe , a moda ta com a gente desde bebe , somos insentivados a isso muito cedo < mais não é uma coisa ruim é uma coisa boa, quem não gosta de andar bem vestido né , BJ :*

  4. Eu amo tudo relacionado a moda, gosto de acompanhar as tendências. Mas não sou uma fissurada pela moda, gosto de me vestir pra me sentir bem, se uma peça que eu não gostei e achei que não ficou legal em mim, vira tendência, eu não vou usá-la

  5. Particularmente eu e a moda é uma relação de amor e desprezo! Eu a amo mas ela me despreza constantemente hahaha, sou de fases é ela não! Quando curto me prendo e um estilo especifico é aproveito ate o final. o item 12 e exatamente o que penso.

  6. Oie tudo bem? Então eu não sou contra a moda necessariamente mas sou adepta do conforto acredito que moda seja aquilo que que me agrade e me faça sentir segura e confortável. Mas cada pessoa tem sua própria opinião sobre isso diria que esse é um dos temas que não costumo entrar em discussão cada um vive como a moda que melhor agrade a si !

  7. ooi flor tudo bem ?
    eu adorei seu post mais n sigo mt moda n pq n tenho grana mais acho importante tbm parabens pelo blog sucesso

  8. Sou estudante de moda e durante esses poucos meses de aula aprendi que moda envolve muita sociologia e filosofia. Como você disse, a moda afeta as pessoas e, acrescento, somos induzidos a ela grande parte do tempo. É um meio de comunicação né! Amei o post e este livro está minha lista de leituras para Junho, quero ler <3
    Um beijo

  9. Olá ❤️
    Eu sou super apaixonada por moda, e essa paixão começou com minha carreira de modelo porém desisti dessa carreira pois não queria ser apenas um manequim eu queria ter minhas próprias escolhas, escolher meu estilo e assim virei blogueira e confesso estar amando. Pois a moda e muito além de apenas uma peça de roupa, mas sim ela mostra a nossa personalidade o nosso estilo. Beijoos ❤️❤️

  10. haha que belo post , deve ter dado um trabalhão para fazer né kk , ficou muito bom e explicativo . concordo com o teu ponto de vista . E sou louca por moda, haja dinheiro para tanta vontade de comprar roupa com o meu estilo kk. Meu foco é sempre passar oque eu realmente sou , seja pela roupa , pelo modo de falar , de andar , de interagir , de conversar . E Moda é muita coisa alem de apenas uma peça de “roupa”. Parabens pelo blog

Deixe uma resposta