Diferença entre moda, modismo, tendência e estilo


Moda / terça-feira, 16 de Maio, 2017

No artigo anterior 15 motivos pelos quais você não deve ignorar a moda poucas leitoras compreenderam o intuito dele. Muitas delas argumentaram que é muito difícil pensar no assunto, que não tem tempo e muito menos dinheiro. Isso acontece porque elas deixaram se levar pela mídia e não compreendem que a moda é uma forma de expressar quem realmente são através das roupas.

definição de moda coco chanel
definição de moda por Coco Chanel

Muitos de nós, confundimos certas palavras, mas isso é algo bem normal. Com tanta novidade nos perdemos nas informações e esquecemos de estabelecer a diferença entre palavras de um mesmo setor. Porém na moda devemos ficar atentos já que tudo que usamos e vestimos passa uma imagem para as pessoas a nossa volta e isso interfere na primeira impressão, e como todos já ouviram com certeza já ouviram a frase verídica: “A primeira impressão é a que fica”, então não vamos agir de forma errada, vamos pensar e elaborar melhor nossa maneira de vestir.

Moda, modismo, tendência e estilo são coisas totalmente diferentes por mais que façam parte de um mesmo setor, então:

Afinal o que é moda?

Algo que tenha marcado uma determinada época, em média uma década.

O que significa modismo?

Modismo é tudo aquilo que entra no gosto popular e fica por um determinado momento  sendo algo passageiro.

Tendência, o que é?

Aquilo que pode ou não virar moda. As tendências são baseadas nos estudos de comportamentos das pessoas, então são apresentadas nas passarelas, revistas, site e blogs… Algumas dessas tendências viram modismo mas no fim o que sobra é apenas a moda, as peças que vão marcar aquela época.

Por fim, saiba o que é ter um estilo

Esqueça tudo descrito acima, o estilo esta muito além disto tudo. Ter estilo é conseguir vestir-se de forma a demonstrar através das roupas o seu interior, o seu verdadeiro eu. No estilo pode conter sim itens da moda, da tendência ou do modismo, mas de forma que expresse a sua personalidade. Estilo não é se vestir de roqueira, de clássica, de girlie, de hippie e etc; Para ter estilo não precisa ter muito dinheiro, só precisa saber o que realmente combina com você. O estilo é o que te diferencia das outras outras pessoas.

Referência: Fala Moda, Superela e o livro Sociologia da Moda – Frédéric Godart.

8 Replies to “Diferença entre moda, modismo, tendência e estilo”

  1. Que interessante! Sabia que tinha diferença, mas não sabia qual era hahaha Eu curtia bastante moda quando era mais nova, mas me desanimei quando aconteceu o contrário do que você fala no tópico de Estilo: vi muita gente achando que ter estilo era copiar a roupa das revistas :/ Aí parei de ler sobre.

  2. Menina, você arrasou! Acho que cai no gosto comum achar que moda é modismo que é tendencia e achar que tudo isso na verdade é estilo! Uma bagunça só! Eu adorei essas informações e achei um post de utilidade pública, sério! Parabéns!

  3. Adorei o post, realmente muita gente confunde moda com aquilo que a mídia quer impor, acha que moda é coisa de gente consumista que troca todo guarda-roupa a cada estação e não é assim. Muito legal você diferenciar moda, modismo e tendência, geralmente as pessoas colocam tudo em um pacote só, mas eles possuem suas diferenças

  4. Olá!

    Eu acho que nós fazemos a nossa moda, não deveríamos ligar tanto para essas tendências, até porque elas geralmente são feitas para pessoas dentro do padrão de beleza e corpo. Temos que nos sentir bem e confortáveis. Apenas isso.

    Bjs

Deixe uma resposta