leitura dinamica

Leitura Dinâmica: Leia rapidinho e aproveite o dia

Não há como negar, a leitura é um aborrecimento para muita gente: alguns zangam-se por precisar ler enquanto outros por não conseguir ler todos os livros que gostariam. Então por um instante imagine como seria incrível para todas essas pessoas se houvesse um jeito de ler mais rápido absorvendo todo o conteúdo… Espera, não precisa imaginar. Já existe um método para isto, e ele se chama leitura dinâmica.

No entanto para que você leia rapidinho é preciso ter a mente aberta e estar disposto a avaliar e modificar a maneira que lê atualmente. Então o primeiro passo é simples, basta despir-se de qualquer julgamento e se autoavaliar para descobrir qual o seu nível de leitura:

Os 4 níveis de leitura

  1. leitura silábica: a pessoa só consegue ler separando sílaba por sílaba.
  2. leitura vocalizada: o leitor mecânico, como é chamada a pessoa que lê desta maneira, consegue ler palavras completas e até mesmo frases, porém apenas em voz alta ou sussurrada.
  3. leitura subvocalizada: o leitor auditivo lê com fluência tanto em voz alta como mentalmente, mas apesar deste ser um método melhor que os anteriores ainda possui imperfeições.
  4. leitura dinâmica: o leitor dinâmico lê com fluência em voz alta quando necessário, porém quando está lendo para si não gasta tempo e nem esforça o cérebro subvocalizando as palavras. Todo seu esforço é utilizado apenas para visualizar e armazenar o texto na memória, o que resulta em uma leitura rápida e eficiente.

Após realizar a auto avaliação e identificar em que estágio da leitura você está, é preciso praticar alguns exercícios oculares de leitura dinâmica  para evoluir gradualmente:

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta