O primeiro blog do mundo e a blogosfera como hoje é

Você acorda com alarme do seu celular, pula da cama, escova os dentes e provavelmente tira uns minutinhos do café da manhã para verificar as notificações das suas redes sociais e checar o feed dos seus blogs favoritos. Independe da ordem dos acontecimentos, a tecnologia e a internet estão tão presentes no cotidiano que as vezes parece que o mundo sempre foi assim.

Mas a cerca de 25 anos atrás não existiam sites, blogs, muito menos redes sociais, aplicativos e smarthphones.

Então como surgiram os blogs?

Pelo que se tem conhecimento o primeiro site do mundo, info.cern.ch, surgiu em 1991 devido a necessidade do físico Tim Bernes-Lee compartilhar informações com mais facilidade entre seus colegas de trabalho no CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire). E como há de se esperar, o primeiro site do mundo é extremamente simples exibindo apenas textos e links, estando no ar até hoje em homenagem ao projeto.

Somente em 1994 o desenvolvedor de software Dave Winer criou o primeiro blog, o Scripting, que ainda se mantém no online no mesmo endereço embora não tenha preservado seu design original como o Cern. Winer ficou interessado em publicar na web após auxiliar na automação de um jornal online, visto que até então, existiam apenas sites (páginas online relativas à empresas). Após ele outras pessoas resolveram brincar com as páginas web como Chris GulkerJorn Barger e Claudio Pinhanez.

A blogosfera como hoje é

Os primeiros blogueiros utilizavam suas páginas assim como hoje, para relatar suas experiências cotidianas e compartilhar conhecimento e opiniões. Contudo, alguns deles decidiram tratar de temas específicos criando vínculo entre seus leitores e outros blogueiros, desta forma criando a blogosfera, uma comunidade online na qual os envolvidos interagem através de posts, comentários e compartilhamento.

Por volta do ano 2000 a blogosfera começa a ter mais impacto na sociedade, influenciando internautas através de textos e vídeos em relação a produtos, serviços e eventos, aumentando sua repercussão a cada ano.

Fonte: Hardware, Olhar Digital.

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta