Como tirar foto boa com o celular?


Tecnologia / terça-feira, novembro 21st, 2017

Com avanço tecnológico os celulares praticamente se transformaram em máquinas de tirar fotos, mas de nada adianta smartphones com tantos recursos se a pessoa por trás do aparelho não souber tirar o melhor aproveito deles.

Então o primeiro passo para tirar fotos boas com celular é:

Conhecendo seu aparelho

O correto é pesquisar sobre as funções do celular antes mesmo de comprá-lo mas se você já comprou tire o máximo proveito do que tem: veja vídeos no youtube e troque ideias com outras pessoas que usam o mesmo aparelho que você tem (se não conhecer ninguém pessoalmente que tenha o mesmo aparelho, troque ideias nas redes sociais).

fotometria

E estude sobre fotometria, para entender o quanto a iluminação captada pela lente do seu celular interfere no resultado da sua foto.

Desenvolvendo o olhar

Geralmente as pessoas tiram fotos mecânicas, sem prestar atenção no que há no fundo e onde há melhor iluminação, este tipo de foto deve ser evitada!

regra-dos-tercos

O ideal para tirar fotos boas com o celular é fazer o enquadramento baseando-se na regra dos terços, que consiste em: dividir o quadro em terços de modo que os pontos de cruzamentos dessas linhas sejam os pontos de maior interesse na fotografia.

angulo-foto
A esquerda mostra como o fotografo Gilmar Silva conseguiu o ângulo perfeito para fazer a fotografia.

Se o seu objeto não for fazer uma fotografia para registrar um momento ou uma experiência marcante não fique procurando o lugar perfeito, procure o ângulo. Faça como Gilmar Silva: deite, pule, corra, suba em árvores, aproveite o reflexo do espelho ou até mesmo de poças d’água – vale tudo para tirar fotos perfeitas.

Questionando-se

Pense qual é o seu objetivo com a foto: registrar um momento para ser relembrado futuramente? Para mostrar para seus familiares e amigos? Para vender um produto? Vender a fotografia em si? Criar uma imagem positiva de si mesmo ou de um local? Ou apenas ganhar likes nas redes sociais?

objetivo-da-foto
Fonte da imagem: Reprodução

Qual será o elemento principal na sua foto: é uma flor? Um arranjo? Um objeto? Uma pessoa? Uma nuvem no céu?

foto-objetos
Fonte imagem: Reprodução

Esquecendo que existe zoom

De acordo com o Eagle TechZ é essencial compreender que o zoom dos aparelhos celulares é totalmente diferente do zoom das câmeras profissionais. Ao contrário de máquinas fotográficas comuns, a lente não é projetada para frente durante o zoom. Nos celulares o zoom é conhecido como zoom óptico, ou seja, o objeto é apenas ampliado, tendo suas bordas recortadas e a imagem mais pixelada.

zoom-celular
Fonte imagem: Reprodução

Por isto para tirar fotos boas com o celular nestas situações é preferível aproximar-se do objeto ou fotografar a imagem sem o zoom e recortá-la num editor de imagem, para evitar que a imagem fique distorcida e com baixa qualidade.

Lembrando-se que editar não é por filtro

editar-foto-app

Com alguns editores é possível modificar a saturação deixando a foto mais clara ou mais escura, eliminar manchas indesejáveis, suavizar, ofuscar, destacar detalhes importantes entre outras coisas. O importante é ter bom senso e fazer edições que deixem a fotografia com aspecto natural.

 

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

Deixe uma resposta