Curso de blogueiras na Belas Artes


Fashion Blogging / sábado, novembro 25th, 2017

Como vocês já sabem, há algum tempo atrás eu fiz o curso Fashion Blogging oferecido pelo Centro Universitário Belas Artes na modalidade Ead (Ensino à Distância) que se popularizou na internet como o curso de blogueiras, e como prometido venho contar a minha experiência em relação ao mesmo.

Criado em parceria com o F*Hits, o curso Fashion Blogging tem o objetivo de ensinar como criar, elaborar conteúdo e gerenciar um blog de moda, habilitando o aluno a compreender as relações entre moda e internet e tornar-se um empreendedor digital.

Por se tratar de um curso Ead todo o conteúdo pode ser visualizado e estudado a qualquer horário, possibilitando ao aluno maior flexibilidade com os estudo, desde que obedeça a data limite para a realização das atividades online, já que a presença é considerada a partir da postagem das atividades e da participação nas discussões online.

Com carga horária de 30 horas e com duração prevista de seis semanas, a primeira semana de curso é dedicada a familiarizar o aluno com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é bem intuitivo, simples mas com design harmonioso, resultando em ambiente agradável para estudo.

curso de blogueira de moda
Reprodução

O curso Fashion Blogging conta com quatro módulos, os quais explicarei resumidamente abaixo com minhas próprias palavras:

  • Módulo 1 – Descobrindo a blogosfera: o qual fala sobre o surgimento dos blogs, a moda na blogosfera, a rotina de uma blogueira profissional e seu repertório;
  • Módulo 2 – Zap: fala sobre a importância de determinar a identidade visual do blog, a construção da imagem da blogueira por meio da interação digital, a definição do público alvo, a incorporação de tendências nos posts (artigos) e ética online;
  • Módulo 3 – Caixa de ferramentas: razões para considerar o styling como ferramenta básica de uma blogueira profissional; o estabelecimento de meios para que o blog se destaque em mecanismos de busca (SEO), a importância do marketing de conteúdo, do web design (escolha de CMS, template, plugins e etc) e do video na comunicação online;
  • Módulo 4 – Monetização: entender o que é convergência, ROI e métrica, conhecer ferramentas de Web Analytics, conhecer quais os tipos de publicidade pode ser feita através do blog, como e porquê criar um mídia kit e avaliar a possibilidade de incorporar um e-commerce ao blog;

curso-fashion-blogging-belas-artes-inicio

Ao final de cada módulo o aluno precisa realizar um trabalho e enviar para o professor que irá avaliar. A maioria dos trabalhos são bem práticos e confesso que fiquei tímida para elaboração de alguns já que na época em que fiz o curso eu não falava sobre moda no blog e poucos conhecidos sabiam sobre meu interesse em relação a moda e corte e costura:

curso-fashion-blogging-belas-artes-exercicios
Print do curso Fashion Blogging da Belas Artes

Meu principal objetivo ao fazer um curso de blogueira era aprender sobre produção de conteúdo e marketing digital para blog e atualmente relendo meus artigos mais antigos (escrito antes de eu fazer o curso de Fashion Blogging) percebo que este curso foi o impulso que eu precisava para reavivar meu interesse por Wed Design e CopyWriting, áreas das quais eu havia me distanciado com a conclusão da minha graduação em Sistemas para Internet e a entrada no mercado de trabalho.

 

Gostou? Não esqueça de curtir e compartilhar:

10 Replies to “Curso de blogueiras na Belas Artes”

  1. Nossa que super interessante esse curso.. preciso fazer. Apesar de já ter um tempinho na blogsfera, é sempre bom aprender mais técnicas para melhorar. Gostei demais de saber disso

    1. Olá Rafaela, tudo bem?
      Sempre temos algo novo à aprender né?! Se tiver interesse mesmo pelo assunto, continua acompanhando o blog que eu vou estar compartilhando aqui as técnicas que aprendi no curso de Fashion Bloggin e em alguns outros cursos que fiz.
      Beijos.

  2. Adorei o post, bem explicadinho, eu não falo de moda no meu blog (embora talvez eu faça isso futuramente), mas esse curso me parece ser muito bom, bem, talvez eu consiga fazer algum dia desses só para ver como é, bjs <3

    1. Olá Isadora, tudo bem?
      Quando decidi fazer o curso eu também não falava sobre moda aqui no blog… O curso serviu para aprender várias técnicas uteis para blogs em geral mas como é mais voltado para blogs de moda, é preciso se adaptar para fazer os trabalhos.

  3. No meu blog eu falo de literatura e cinema, acho que não me encaixo muito na moda haha não sei se me sairia bem. Mas a ideia do curso é genial, para dar uma experiencia e conhecimento melhor a que é da área. Parabens pelo post!

  4. Olá, eu não sabia que existia curso para blogueira, que interessante conhecerer mais sobretudo isso seria bom, deve ser muito importante para o desenvolvimento do blog, gostei do tema.

Deixe uma resposta