9 Dicas avassaladoras para fidelizar leitores


Marketing Digital / quarta-feira, dezembro 27th, 2017

Criar um site é um grande desafio que requer estudo e planejamento. Muitos começam a blogar sem pretensão apenas para se aventurar na blogosfera e acabam adquirindo prazer pela atividade continuando como hobbie ou até mesmo profissionalmente… Mas para aqueles que querem empreender com sucesso neste ramo competitivo também é necessário adquirir conhecimento de técnicas para fidelizar leitores.

Antes disso, é preciso entender como os leitores encontram o seu site:

  • organicamente: por meio de buscadores como o Google, Mozilla, Explorer e outros.
  • links diretos: divulgados gratuitamente em redes sociais, blogs ou através de anúncios pagos.

Após atrair o interesse inicial do visitante, você pode contar com as dicas a seguir para garantir que o visitante voltará ao seu site em busca de novidades e quem sabe até salvará o seu site nos favoritos.

9 Dicas para fidelizar os leitores do seu site

fidelizar-leitores

1 – Faça um Projeto Editorial

Quase toda blogueira já ouviu falar sobre Blog Planner né? O planejamento é a base do sucesso. Com um Projeto Editorial, você garante que sempre terá um assunto interessantes para publicar.

blog-planner

Além disto, definir dias, horários, a frequência ideal de atualização entre outras coisas permite manter um estilo próprio, e em pouco tempo o leitor irá entender a essência do seu blog e voltará para conferir as novidades.

2 – Publique vários posts sobre um mesmo tema

Você escreveu um artigo e notou que ele foi bem recebido pelos leitores? Então aproveite para escrever uma sequência de textos sobre o mesmo tema. Assim, os leitores sempre voltarão para conferir a continuidade das postagens. Alguns blogs optam por focar em um tema por mês mas cada blogueira deve seguir a linha editorial mais adequada para seu público.

3 – Incentive o engajamento

Converse com o seu público, faça perguntas, responda dúvidas, busque manter uma relação com cada visitante. Além disso, faça perfis nas principais redes sociais para divulgar seu conteúdo sempre e tentar se aproximar ainda mais dos seus leitores.

4 – Exiba postagens relacionadas

postagem-relacionada

Instalar plugins e widgets para exibir os post relacionados é uma ótima estratégia manter o leitor mais tempo no seu blog e não deixar seus artigos mais antigos serem esquecidos com o passar do tempo.

5 – Faça contatos na blogosfera

Encontre sites e blogs sobre assuntos relacionados com o seu (existe até um plugin para isto!), faça comentários construtivos, elogie, curta e compartilhe — isso fará com que você seja notado pelos outros blogueiros.

engajamento

E você pode ir além, fazer Guest Post trocando links e artigos com outros blogs e até mesmo portais (veja um exemplo). Com isso, você pode mostrar o seu blog para o público do seu parceiro e ao mesmo tempo conseguir mais visibilidade.

6 – Conheça o seu público alvo

Avalie o perfil dos seus leitores, crie pelo menos duas personas (para poupar o esforço use um gerador) e escreva seus textos como se estivesse conversando com elas. Isto ajudará você a pensar em pautas e em como planejar o conteúdo do blog.

7 – Invista na sua identidade visual

identidade-visual
Reprodução AG Designer

A identidade visual do blog dirá ao visitante sobre o que ele é e quais são os seu valores, além disto uma boa identidade visual é o primeiro passo para transformar o visitante em leitor. Se você ainda está pensando em criar um blog, não tenha pressa e desenvolva a identidade visual do seu site com paciência e planejamento mas se já criou o seu saiba que sempre há tempo de se reinventar.

8 – Busque referências

Antes de escrever seu artigo pesquise sobre o tema em outros sites e blogs, veja vídeos, reportagens, leia livros, busque informação de qualidade. Não tem como disponibilizar conteúdo de qualidade sem se esforçar.

buscar-referencia

9 – Aprenda redigir textos para internet

Se você acha que escrever um post é como fazer uma redação comum em um processador de texto como o Word está bem enganada. Na redação web até mesmo a formatação do texto é diferente mas isto é assunto para ser explicado com mais detalhes em outro post.

Agora eu gostaria de saber, você já testou alguma dessas técnicas ou utiliza alguma outra que não foi citada no post? Se ainda for testar, venha me contar sobre os resultados depois!

10 Replies to “9 Dicas avassaladoras para fidelizar leitores”

  1. Amei as dicas. Eu criei recentemente o meu novo blog e umas das primeiras coisas que fiz foi meu blog planner. Planejamento sempre foi algo que mais dificultava pra mim porque não sou uma pessoa muito organizada mas, dessa vez, vai dar certo.

    Obrigada pelos conselhos, seu post foi de grande ajuda, beijinhos.

    Blog Flores-cer

  2. Oie!
    Teu post está ótimo e cheio de dicas úteis.
    Já faço boa parte delas, e uma das que acho mais difícil de colocar em prática é sobre o engajamento. Não é fácil fazer com o público interaja, principalmente nos blogs, já que a maior parte das pessoas hoje fica somente nas redes sociais.
    Bjos!

Deixe uma resposta