5_coisas_que_voce_pode_aprender_com_mr_robot

5 Coisas que você pode aprender assistindo Mr. Robots

Mr. Robot é uma série da Prime Video contada sob a perspectiva de Elliot Alderson (Rami Malek), um analista de segurança cibernética que trabalha para Allsafe (para saber mais sobre a série veja a resenha).  De maneira resumida, pode-se dizer que esta é uma série sobre hackers e há muitas lições de segurança cibernética que você pode aprender apenas assistindo Mr. Robot. Confira a seguir algumas delas:

1. Não se expor demais em mídias sociais

No seriado Elliot frequentemente usa a mídia sociais para estudar seus alvos afim de hackeá-los. Ele usa as informações que encontra nos perfis das vítimas (como por exemplo a banda preferida, a música, o filme, o artista, o livro e etc..) para ajudá-lo a descobrir senhas e até mesmo aplicar ataques de engenharia social.

2. Fazer senhas realmente fortes

Elliot conseguiu hackear muitas contas utilizando força bruta e o ataque do dicionário… Mas ele consegue hackear suas vítimas com tanta facilidade porque muitas delas usavam senhas terrivelmente fracas como Ollie (namorado de Angela Moss em Mr Robot) que utiliza a senha 123456Sete.

senha-fraca
Muitas pessoas optam por criar senhas simples já que possuem muitas contas diferentes e sentem dificuldades para se lembrar de todas… Mas o fato é que para sua senha ser segura, ela precisa ser longa, complexa, aleatória e não estar anotada em lugar nenhum. Além disto, vale ressaltar que você nunca deve utilizar a mesma senha em vários sites diferentes.

3. Usar inteligência emocional para se proteger

Atualmente empresas e até mesmos civis gastam quantias absurdas em segurança para proteger suas informações, seus computadores e seus pertences… Mas hackers como Elliot sabem que o elo mais fraco da tecnologia da informação são os seres humanos e por isso mesmo eles realizam ataques de engenharia social para comprometer a estabilidade emocional das pessoas e contornar toda a proteção tecnológica existente.

mr_robot_ataque_engenharia_social_1
Estelionatários e engenheiros sociais utilizam várias formas de explorar as emoções humanas e de maneira simplificada pode-se dizer que eles se esforçam para cativar suas vítimas fazendo com que elas compartilhem informações sigilosas sobre si mesmas ou terceiros. Portanto estude sobre inteligência emocional para não ser enganada por pessoas mau intencionadas.

4. Ter cuidado com as mídias que insire em seu computador

Em Mr. Robot o hacker Cisco finge ser um artista de hip-hop desesperado pelo sucesso, que distribui CD’s gratuitos de suas músicas para os transeuntes na rua em troca de divulgação nas redes sociais. Porém na verdade, os CD’s não contêm músicas e sim malwares que comprometem os informações de qualquer pessoa que os insira em seus computadores. A partir de então o hacker passa a ter total controle de sua webcam fazendo gravações sem consentimento e roubando arquivos para chantagear.

cisco_vendendo_cd_com_malware
Em outro momento da série Darlene utiliza o ataque de engenharia social conhecido por ‘road apple‘ e espalha pen drives infectados por malware em um estacionamento, na esperança de que algum funcionário curioso pegue e insira em seu computador para que ela possa invadir a rede.

5. Não deixar seu celular sozinho e nem emprestá-lo para desconhecidos

Como dito anteriormente engenheiros sociais aproveitam das emoções humanas e vemos isto em vários momentos de Mr. Robot. Em um deles Elliot pega o celular do namorado de Krista emprestado para fazer uma ligação, liga para seu próprio aparelho para gravar o número do celular do cara e a partir deste número ele consegue hackear uma quantidade enorme de informações. E em outro momento da série Tyrell Wellick deixa seu celular sozinho, Elliot substitui o cartão de memória do aparelho, instala um malware e desfaz a troca antes de Tyrell retornar.

De forma geral, Mr. Robot alerta sobre os perigos que o avanço tecnológico trás junto com seus benefícios e demonstra os inúmeros motivos pelos quais você precisa saber ao menos o básico sobre cibersegurança na vida real. E ainda assim talvez você pense que não existem motivos para alguém hackear você…

Mas com certeza você guarda em sua mente informações importantes sobre si mesma, sobre a empresa em que trabalha, sobre seus amigos e  familiares. Então continue acompanhando os artigos para saber como se prevenir.

Deixe uma resposta