Você vive um relacionamento tóxico com seu celular?


Bem-estar / quarta-feira, setembro 5th, 2018

Qualquer pai, mãe, amigo ou psicólogo nos encorajaria a nos livrarmos de relacionamentos tóxicos que atrapalham e até mesmo ameaçam nosso bem-estar emocional e físico… Mas e se esse relacionamento tóxico fosse com o seu celular?

Você estaria disposto a redefinir seu relacionamento com seu celular se soubesse que ele trás mais prejuízos do que benefício? Vimos no artigo anterior como o uso excessivo do smarthphone prejudica a nossa saúde física, veja a seguir como ele pode prejudicar seu estado emocional.

uso excessivo do celular pode causar rugas

Tristan Harris, um ex-designer thinker da Google, mostra em seu TED Talk que o comportamento das pessoas online não é aleatório. Pensamentos e sentimentos estão sendo cuidadosamente manipulados por tecnólogos que competem de forma persuasiva pela nossa atenção.

De acordo com Harris, precisamos parar de clicar instintivamente e começar a refletir sobre o modo como a tecnologia é intencionalmente projetada para viciar e moldar nosso comportamento… As empresas precisam competir entre si pela atenção das pessoas e infelizmente o melhor meio para capturar a atenção não é o melhor para o bem-estar.

As técnicas empregadas para aumentar o tempo que as pessoas gastam em frente as telas dos smarthphones e computadores transformam a maneira que elas se relacionam pessoalmente e redefinem como elas medem o conceito de amizade, corroem a auto-estima, criam bolhas de informações, segregam e fragmentam comunidades, aumentam o estresse, a ansiedade, diminuem a qualidade do sono e reduz o tempo de sono em si, encoraja a comparação destrutiva, cria a ilusão de perda e gera outros malefícios listados aqui.

Preocupado com tudo isto Tristan Harris criou uma organização sem fins lucrativos chamada Time Well Spent focada em conscientizar as pessoas e empresas de tecnologia sobre este problema e buscar soluções inteligentes para mudar o sistema… E se você ficou preocupada também faça o teste do Instituto Delete e descubra se você e seu smarthphone estão precisando dar um tempo.

Deixe uma resposta