o que é chick lit
Escrita Feminina

Chick Lit: Entenda o que é

De acordo com Criss Mazzo, chick lit é um gênero de ficção pós feminista que consiste de narrativas que abordam as questões da mulher moderna… E antes que alguma crença popular passe pela sua cabeça eu vou alertar: não, chick lit não é sobre sapatos, roupas, bolsas e muito menos sobre como conquistar um homem.

Embora isso possa ter sido verdade alguns anos atrás, nos dias atuais o chick lit possui um vasto repertório que vai desde namoros até lidar com a morte de um ente querido. De forma simplificada, pode-se dizer que os livros de chick lit são sobre a trajetória da personagem principal em sua busca por autodesenvolvimento físico e psíquico, sendo geralmente escrito por mulheres e para mulheres, com o objetivo de entreter o público alvo.

Como as pessoas adoram rotular, é claro que o chick lit se encontra dividido em vários subgêneros:

Teen Lit

https://i2.wp.com/www.lenarico.com/wp-content/uploads/2019/06/teen-lit-romance-chick-lit.jpg?resize=769%2C298&ssl=1
Imagem: Reprodução

É o subgênero mais conhecido no Brasil e relata os dramas da adolescência, girando em torno do colégio, paqueras com garotos charmosos, lideres de torcida malvadas, amizades, a escolha da carreira e a passagem para a vida  adulta. Ex: Namorado de Aluguel,  Uma noite com Audrey Hepburn e O Diário da Princesa.

Single in The City

sing lit ou single in the city romance chick lit
Imagem: Reprodução
Ou apenas Sing Lit são livros sobre jovens solteiras vivendo na cidade grande (geralmente Nova York ou Londres) nos quais a trama envolve encontros casuais,  paqueras, amigos, trabalho, drinks e apartamentos pequenos divididos com outras pessoas. Ex: Férias!, Sex and the city, Temporada de caça aberta e Os delírios de Consumo de  Becky Bloom.

Bride Lit

bride lit romance chick lit
Imagem: Reprodução

Neste livros o tema principal é o noivado e a trama gira em torno das dúvidas da protagonista em relação ao casamento e conflitos gerados devido a intromissão da família, madrinhas e amigas. Ex: O noivo da minha melhor amiga, Temporada de Casamento, As listas de casamento de Becky Bloom e A noiva acidental.

Mom Lit

https://i0.wp.com/www.lenarico.com/wp-content/uploads/2019/06/mom-lit-romance-chick-lit.png?resize=776%2C282&ssl=1
Imagem: Reprodução
É um subgênero do chicklit cujas histórias têm a  temática voltada para a maternidade, gravidez ou sobre a criação dos filhos. Geralmente estes livros abordam o tema de forma bem humorada, revelando a loucura que pode ser a maternidade. Este subgênero ainda pode ser subdividido em:
  • Pregnancy Lit: livros que narram os acontecimentos que se passam durante o período da gestação e do parto. Ex: Repouso absoluto e O chá de bebê de Becky Bloom.
  • Baby Lit: livros apresentam personagens lidando com a criação de seus filhos recém nascidos. Ex: Uma cama  para três e Um babá em minha vida.

Hen Lit

hen lit romance chick lit
Imagem: Reprodução
Retratam a vida e os dramas de mulheres mais adultas, acima dos trinta anos. Ex: Esposa 22, A terra tremeu, A mulher que roubou a minha vida e Bridget Jones Louca pelo garoto.

Mistery Chick Lit

pretty little liars mistery chick lit romance
Imagem: Reprodução
É uma mistura dos elementos do chick lit e com os elementos de mistério. Neste livros basicamente encontramos mulheres solucionando assassinatos e/ou crimes associados a uma narrativas bem humorada, irônica, como se fosse uma amiga contando os acontecimentos. Ex: Pretty Little Liars, Perfeccionistas e bem para poupar tempo, todos os livros da Sara Shepard.

Christian Lit

romance cristão christian lit
Imagem: Reprodução

Se trata de romances ficcionais que lidam com temas cristãos. Ex: A primavera de Sara, A primeira oração de Jéssica e O namora que Deus sempre quis.

Paranormal Lit

mistery chick lit ou fantasy chick lit romance
Imagem: Reprodução
Este subgênero também é conhecido por fantasy chick lit e comporta histórias sobre fadas, viajantes no tempo, bruxas, vampiros e etc… Ex: A caçadora, Férias e Encantos, A mediadora e Feitiços e Sutiãs.

Gossip Lit

gossip lit romance chick lit
Imagem: Reprodução

Livros onde a protagonista vive em torno de fofocas, ostentações e traições. Ex: Gossip Girl, A Rainha da Fofoca e Bling Ring: A Guangue de Hollywood.

Assistant Lit

assistant lit romance chick lit
Imagem: Reprodução
Neste subgênero se encaixam a maioria dos chick lit, já que o Assistant Lit se trata de histórias centradas na carreira da protagonista e em sua rotina particular. Ex:  O diabo veste Prada, O segredo de Emma Corrigan, Bom de Cama e Samanta Sweet: a executiva do lar.

Erotic Lit

romances eroticos chick lit
Imagem: Reprodução

Bem, o nome deste subgênero fala por si só… Mas para que não restem dúvidas encontram-se nesta divisão os romances eróticos voltados para o público feminino. Ex: a série Cinquenta Tons de Cinza, a série A garota do calendário, The Mister e Loucamente Sua.

Plus Sized Lit

plus sized lit romance chick lit
Imagem: Reprodução
É um dos subgênero mais conhecido pelos leitores de chick lit, o qual demonstra a vida das garotas que estão um pouco (ou bastante) acima do  peso. É muito comum a protagonista destas histórias falar sobre perda de  peso, dietas e reeducação alimentar. Ex: A próxima grande sensação, O Diário de Bridget Jones, Tamanho  42 não é gorda e Antes Mal-Acompanhada que solteira.

Particularidades do gênero

Apesar de todos esses rótulos todos os subgêneros do chick lit são escritos de maneira semelhante, carregando traços fundamentais da escrita feminina: a narrativa em primeira pessoa para criar uma sensação de intimidade entre o leitor e o personagem, muitas vezes usando um tom confessional por meio de diários e cartas, onde a protagonista compartilha eventos importantes, surpreendentes ou deprimentes de sua vida.

E embora muitas vezes inclua em sua narrativa elementos românticos, o chick lit não é considerado um subgênero do romantismo, pois a relação da heroína com sua família e amigos é tão importante quanto seus relacionamentos românticos.

o que é chick lit
Imagem: Reprodução

Além da estrutura, outro aspecto muito importante que consiste em um chick lit é a capa. Esta geralmente é rosa, roxa ou em tons pastéis, contendo imagens associadas a feminilidade e com detalhes cintilantes. Embora o gênero chick não seja ainda muito conhecido pelo nome no Brasil, ele é um dos mais lucrativos na atualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *