escrita criativa o que é

A arte de escrever textos que despertam o interesse e as emoções é conhecida como Escrita Criativa. E pode ser usada para criar roteiros de vídeos, filmes, apresentações, conteúdos para blogs, livros, relatórios, e-mails e até TCC.

Aprender técnicas de escrita é importante para se desenvolver na carreira, nos relacionamentos e no autoconhecimento. Se ainda duvida, pense bem. O que você faria se precisasse se comunicar com alguém agora? É bem provável que mandaria um texto no WhatsApp, no Messenger ou no Telegram. Ligar seria sua última opção.

Escrever pode até não ser o seu forte, mas se você decidiu fazer um curso de exatas ou biológicas para permanecer na zona de conforto, já deve ter percebido que não dá pra se acomodar.

Ao contrário das aulas de Português do colégio, a Escrita Criativa, não se prende a regras gramaticais. Se decidir aprender mais sobre o assunto verá que o foco dela está mais relacionado com o Storytelling. Então veja a seguir algumas dicas básicas para começar a praticar:

Escolha um local para escrever

Procure um lugar em que possa ficar sozinho enquanto estiver praticando a escrita criativa. Se morar com outras pessoas, explique para elas que precisa de silêncio e caso não seja possível, tente escrever escutando alguma música relaxante no fones de ouvido.

Separe suas ferramentas

Não há necessidade de escrever em agendas luxuosas, com canetas elegantes ou em um notebook de última geração. Uma caneta e um caderno simples já bastam.

Defina metas e objetivos

Comprometa-se a escrever uma quantidade de palavras, páginas ou durante um determinado tempo… Apenas certifique-se que a sua meta seja alcançável. Antes de iniciar o texto, pergunte a si mesma porque e para quem irá escrevê-lo.

Repertório

Tudo o que você já viveu, leu e assistiu servirá como inspiração para criar seus textos e é a sua forma de ver o mundo que tornará sua escrita original. Carregue um bloco de anotações, ou utilize um aplicativo de celular para anotar suas ideias sempre surgirem. Tentar guardar na memória é arriscado de mais.

Se não tiver ideias para escrever, experimente o exercício de escrita que compartilhei no artigo Como a escrita pode te ajudar nos momentos difíceis.

Escrito por

Lena Rico

Operadora de Computador, formada em Sistemas para Internet pela Fatec e graduando Letras pela Univesp.