Movimento pela Linguagem Simples visa facilitar a comunicação

garota pesquisando significado da palavra em um dicionário

Você não precisa utilizar palavras longas, complicadas, jargões e siglas só para parecer mais inteligente, isso só dificulta o entendimento. Além disso, textos difíceis desestimulam a leitura, frustram, reduzem a produtividade e as vezes acabam gerando conflitos.

Escrever de forma clara, concisa e bem organizada faz com que as palavras cumpram seu objetivo enviando mensagens que realmente comunicam. Com base nesta reflexão, funcionários públicos americanos e britânicos se mobilizaram em 1940 para simplificar a linguagem utilizada nos documentos.

A partir de 1970, estruturou-se um movimento exigindo uma linguagem simples que ganhou força em países de língua inglesa. Nessa mesma época o governo da Suécia contratou o primeiro linguista para modernizar a escrita jurídica do país. E em 1979 fundaram na Grã-Bretanha a Campanha pelo Inglês Simples ( Plain English Campain ) exigindo textos mais compreensíveis.

O movimento pela Linguagem Simples no Brasil

No Brasil o movimento é novidade mas já existe um projeto de lei tramitando na Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo é obrigar o poder público a utilizar uma linguagem simples que todas as pessoas entendam.

Segundo a Federação Internacional de Linguagem Clara, um texto com estrutura e design claro facilita encontrar, entender e usar as informações. Logo um texto que utiliza essa técnica valoriza e favorece a experiência do usuário.

Embora o tema seja recente aqui no país já temos gente engajada. Heloisa Fischer, jornalista e autora do primeiro livro em português sobre a linguagem simples já está dando curso na área.

Para que você saiba mais sobre o assunto veja as orientações para linguagem clara disponibilizadas pelo governo e continue me acompanhando.

Imagem: feita por Наталия Когут no Pixabay.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support