Segurança

Vazamento de dados expôs 773 Milhões de e-mails

O especialista em segurança online Troy Hunt revelou em seu site a descoberta de um vazamento de dados em massa chamado de “Collection #1″, que reúne 773 milhões de e-mails e 21 milhões de senhas. Segundo Hunt, as informações presentes no Collection #1 fazem parte de diversos vazamentos ocorridos nos últimos anos. A diferença é que agora elas estão catalogadas e divididas em categorias, o que facilita a vida dos hackers.



Ainda de acordo com o especialista de segurança, o arquivo que contém as informações estava hospedado publicamente no Mega e possui cerca de 12 mil arquivos e 87 GB de dados no total. E apesar dos dados já terem sido removidos do serviço em nuvem não significa que estão seguros.

Então se está preocupada saiba que é possível descobrir se você foi vítima desse vazamentos de dados acessando o Firefox Monitor. Esta ferramenta que é integrada com o site em inglês Have I Been Pwned, monitora seu dados, detecta ameaças e avisa caso sua conta apareça em novos vazamentos.

Para utilizar a ferramenta basta acessar o Firefox Monitor (disponível em português), digitar seu e-mail e clicar no botão “Procure seu endereço de e-mail”. Caso seu e-mail esteja comprometido, o site irá exibir a data do vazamento e os dados pessoais que estão em risco.

vazamento de dados firefox monitor

Saiba o que fazer se o seu e-mail foi invadido

Após ter feito a verificação através do Firefox Monitor, se você descobrir que foi vítima de um e-mail hacking precisa agir rápido!

  1. Mudar sua senha, esta é a primeira coisa que você deve fazer para garantir que o hacker não possa voltar à sua conta. É essencial que sua nova senha seja complexa e totalmente não relacionada a senhas anteriores. Use sempre pelo menos 8-10 caracteres com uma variedade de maiúsculas e minúsculas e introduza alguns símbolos e números.
  2.  Altere sua pergunta de segurança e invente uma resposta que não faz sentido.
  3. Ative a autenticação de múltiplos fatores pois isto significará que, além da sua senha, você precisará de um código especial de uso único para efetuar login que será enviado para o seu celular. A autenticação de múltiplos fatores irá adicionar mais um passo ao seu login mas também adicionará outra camada de proteção. 
  4. Verifique suas configurações de email para ter certeza de que suas mensagens não serão encaminhadas para os invasores.
  5. Considere criar um novo endereço de email se você foi hackeado várias vezes.

Seu e-mail é uma parte importante da sua identidade on-line, portanto, estar vigilante e lidar com as consequências do hacking é essencial para sua reputação digital . E mesmo que pareça que ser “hackeado” é inevitável, você pode definitivamente reduzir o risco instalando alguns softwares de segurança de boa qualidade em todos os seus dispositivos.

E, finalmente, não se esqueça de que os hackers adoram as mídias sociais – facebook, instagram, twitter e etc. Então, antes de postar detalhes do seu adorável animalzinho de estimação, lembre-se: isso pode fornecer a pista perfeita para um hacker aplicar ataques de engenharia social em você.

Imagens: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *