Qualquer pai, mãe, amigo ou psicólogo nos encorajaria a nos livrarmos de relacionamentos tóxicos que atrapalham e até mesmo ameaçam nosso bem-estar emocional e físico… Mas e se esse relacionamento tóxico fosse com o seu celular?
Você estaria disposto a redefinir seu relacionamento com seu celular se soubesse que ele trás mais prejuízos do que benefício? Vimos no artigo anterior como o uso excessivo do smarthphone prejudica a nossa saúde física, veja a seguir como ele pode prejudicar seu estado emocional.
uso excessivo do celular pode causar rugas
Tristan Harris, um ex-designer thinker da Google, mostra em seu TED Talk que o comportamento das pessoas online não é aleatório. Pensamentos e sentimentos estão sendo cuidadosamente manipulados por tecnólogos que competem de forma persuasiva pela nossa atenção.

De acordo com Harris, precisamos parar de clicar instintivamente e começar a refletir sobre o modo como a tecnologia é intencionalmente projetada para viciar e moldar nosso comportamento… As empresas precisam competir entre si pela atenção das pessoas e infelizmente o melhor meio para capturar a atenção não é o melhor para o bem-estar.

As técnicas empregadas para aumentar o tempo que as pessoas gastam em frente as telas dos smarthphones e computadores transformam a maneira que elas se relacionam pessoalmente e redefinem como elas medem o conceito de amizade, corroem a auto-estima, criam bolhas de informações, segregam e fragmentam comunidades, aumentam o estresse, a ansiedade, diminuem a qualidade do sono e reduz o tempo de sono em si, encoraja a comparação destrutiva, cria a ilusão de perda e gera outros malefícios listados aqui.

Preocupado com tudo isto Tristan Harris criou uma organização sem fins lucrativos chamada Time Well Spent focada em conscientizar as pessoas e empresas de tecnologia sobre este problema e buscar soluções inteligentes para mudar o sistema… E se você ficou preocupada também faça o teste do Instituto Delete e descubra se você e seu smarthphone estão precisando dar um tempo.

Bruna Silva

Bruna Silva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Bruna

dddd